Como a Geração Z está descobrindo o futebol nas redes sociais

Foto de Pixabay por Pexels

A forma que a Geração Z está consumindo futebol é muito diferente de como consumíamos antigamente, não é mesmo? Afinal de contas, a chegada das redes sociais proporciona variados tipos de consumo

O futebol é uma paixão nacional e isso não tem como negar, concorda? Porém, com a chegada das redes sociais a forma com que as pessoas consomem este tipo de esporte mudou muito.

A Geração Z (nascidos entre meados dos anos 1990 e 2010) está descobrindo e consumindo futebol de uma maneira muito diferente das gerações anteriores, já que as redes sociais desempenham um papel fundamental nisso.

Para termos uma ideia, segundo a pesquisa feita pela ExpressVPN, a Geração Z é a que mais busca conteúdo de entretenimento nas redes sociais.

Saiba mais como a Geração Z está descobrindo o futebol nas redes sociais

Acho que nunca passou pela cabeça de um fã de futebol, que sempre assistiu ao jogo do seu time do coração em uma única emissora, o fato deste esporte ter a chance de ser visto em diferentes canais e plataformas, não é mesmo?

Mas isso aconteceu! Atualmente, para você conseguir ver o jogo do seu time é necessário, primeiro, entender onde ele será exibido. E este avanço nas transmissões esportivas é uma das formas que mostram como a Geração Z está descobrindo o futebol nas redes sociais.

Mostraremos abaixo algumas formas de como a Geração Z está descobrindo o futebol nas redes sociais.

1 – Conteúdos mais curtos

Em vez de assistir a jogos completos na TV, muitos jovens preferem consumir clipes curtos de gols, dribles e lances decisivos no TikTok, Instagram Reels e YouTube Shorts.

Afinal de contas, muitos jovens, por exemplo, nem assistem TV aberta mais, fazendo das redes sociais como o TikTok a sua plataforma preferida para saber de diversos assuntos, como diz o relatório.

2 – Influenciadores e criadores de conteúdo

De acordo com informações de uma pesquisa da Nielsen, o Brasil tem, só no Instagram, mais de 500 mil influenciadores de conteúdo.

Por esta razão, temos perfis como, por exemplo, do Casimiro, Fred+10, Cartoloucos e até streamers como Gaules e Coringa impactando os jovens como conteúdo sobre o futebol. Um dos grandes segredos deles é o formato de transmissões mais descontraídas.

Plataformas como Twitch e YouTube permitem que influenciadores analisem jogos ao vivo ou debatam sobre o esporte. Ainda de acordo com o relatório da ExpressVPN, os jovens preferem as redes sociais porque ela oferece "conteúdo mais visual e envolvente".

Aí, por exemplo, se ele quer saber mais detalhes sobre o Campeonato Brasileiro, é só fazer uma busca na internet que já terá todas as informações.

3 – Engajamento direto com clubes e jogadores

Se antes para ter acesso ao seu time do coração ou até mesmo falar com o seu jogador preferido, era necessário ficar horas na frente do centro de treinamento, por exemplo. Agora, a comunicação, principalmente, através das redes sociais traz mais facilidade para o contato direto.

Os jogadores estão mais acessíveis, respondendo fãs e postando bastidores de suas vidas. Clubes como Real Madrid, PSG e Flamengo investem pesado em redes sociais para criar conexões com torcedores ao redor do mundo.

Por que a Geração Z está preferindo o futebol nas redes sociais

A forma como a Geração Z consome futebol é muito diferente das gerações anteriores, não é mesmo? Afinal, a digitalização e a influência das redes sociais revolucionaram a maneira de acompanhar esportes, trazendo novos formatos e possibilidades.

Se antes a TV era o principal meio para acompanhar partidas e comentar lances, hoje, plataformas digitais desempenham um papel essencial nessa relação. E isso não vale apenas para o Brasil: a conexão global promovida pela internet permite que jovens de qualquer lugar do mundo acompanhem seu time favorito sem depender da mídia tradicional.

Uma nova experiência futebolística

O futebol sempre foi mais do que um simples esporte, e com as redes sociais ele se transformou em uma experiência ainda mais interativa. Acompanhar um jogo não se resume mais a sentar em frente à televisão: é possível compartilhar opiniões em tempo real no Twitter, participar de enquetes no Instagram e acompanhar debates ao vivo em plataformas como Twitch e YouTube.

Essa mudança no consumo mostra que o envolvimento dos torcedores não se limita apenas aos 90 minutos da partida. O dia de jogo começa muito antes e continua muito depois, com memes, reações e análises que movimentam as redes.

Futebol além das quatro linhas

Outra forma pela qual a Geração Z está vivenciando o futebol é através dos bastidores e do entretenimento relacionado ao esporte. Vlogs de torcedores, conteúdos exclusivos produzidos pelos próprios clubes e desafios virais com jogadores são alguns exemplos de como esse público está sendo engajado.

Além disso, documentários sobre jogadores e equipes vêm ganhando cada vez mais espaço em serviços de streaming. Séries como All or Nothing e O Fenômeno mostram histórias além dos gramados e fazem sucesso com um público que busca se aprofundar no universo do futebol de uma maneira diferente.

O futebol continua sendo popular entre a Geração Z, mas o consumo mudou drasticamente. O digital, o humor e a interatividade são essenciais para prender a atenção desse público, que quer acesso rápido, conteúdos dinâmicos e uma experiência mais personalizada.

Você acompanha futebol desse jeito também ou prefere o estilo mais tradicional? Escreva nos comentários.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações