Uruguai vence, confirma ponta do Grupo C e elimina EUA da Copa América

Por Ricardo Pilotto
Foto: Divulgação / Conmebol

Uruguai venceu os Estados Unidos por 1 a 0

Na noite desta segunda-feira, 1, a Seleção Uruguaia confirmou a primeira colocação do Grupo C ao bater a Estadunidense por 1 a 0 em pleno Arrowhead Stadium, em Kansas City, e eliminou os donos da casa na primeira fase da Copa América de 2024. O gol da Celeste foi marcado por Mathías Olivera no decorrer da segunda etapa.

Já garantido na segunda fase e precisando de um empate para ficar em primeiro no Grupo C, o Uruguai vinha de goleada sobre a Bolívia pelo placar de 5 a 0. Já os Estados Unidos, precisando vencer, vinha de uma derrota de virada para o Panamá por 2 a 1.

As duas seleções protagonizaram um jogo de futebol bastante disputado durante todo o primeiro tempo. Os anfitriões começaram a partida tomando a iniciativa, mas não conseguiram aproveitar as boas ocasiões de gol criadas através de Pulisic.

Nos 23', houve um lance envolvendo o uruguaio Maxi Araújo, que bateu com a cabeça no chão e caiu completamente desacordado. O jogador saiu de maca, fazendo alguns movimentos, mas teve de ser substituído pelo protocolo de concussão. Do outro lado, os norte-americanos perderam Balogun, que acabou se machucando numa dividida com Araújo.

No lance em que houve polêmica de arbitragem, De La Cruz recebeu uma falta de Richards para matar o contra ataque. O dono do apito cumpriu a regra e aplicou o cartão amarelo, mas a Celeste cobrou rápido e Nández saiu de cara com o goleiro Turner. Após Raem salvar o gol, os estadunidenses foram reclamar por terem ficado parado no lance.

A etapa complementar, por outro lado, foi mais calma na questão da tensão. Tanto é, que o primeiro lance de mais destaque foi num chute do meia madridista Valverde, que tentou surpreender o goleiro norte-americano adiantado, mas errou o alvo.

Pouquíssimos minutos depois de uma grande festa da torcida dos Estados Unidos pelo gol do Panamá sobre a Bolívia no outro jogo do grupo, Mathías Olivera foi às redes numa jogada de bola parada, após desvio de Araújo no meio do caminho.


Logo na sequência, a situação dos estadunidenses ainda piorou por conta do segundo e o terceiro gol panamenho sobre os bolivianos, e precisou partir em busca da virada para conquistar a classificação. Com isso, os donos da casa tentaram pressionar, criaram oportunidades, mas o duelo terminou com vitória da Celeste de eliminação dos EUA de maneira precoce.

O primeiro do Grupo C encara o segundo do Grupo D, que será definido na terça-feira, no dia 6 de julho, sábado, às 22 horas, no Allegiant Stadium, Las Vegas, Nevada. Enquanto isso, o segundo do Grupo C terá de enfrentar o líder do Grupo D, que será definido na terça-feira, no dia 6 de julho, sábado, às 19 horas, no State Farm Stadium, Glendale, Arizona.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações