O soco que marcou na história: Mario Soto e a final da Libertadores de 1981

Por Fábio Rocha 
Foto: Arquivo

Soto dividindo com jogador do Flamengo

Maria Soto Benavides foi um zagueiro chileno que ficou conhecido no Brasil após a final da Libertadores de 1981 contra o Flamengo. Na ocasião, o atleta acabou irritando muito o time brasileiros por conta das agressões nas partidas e acabou tomando o ‘troco’ no último jogo. 

O jogador nasceu em Santiago, no Chile, no dia 10 de julho de 1950, e começou a sua carreira no Magallanes. Rapidamente fez sucesso e, na temporada seguinte, foi contratado pelo Unión Española, também do Chile. 

Depois de dois anos na equipe, ele já fazia parte de sua seleção, e em 1977 foi contratado pelo Palmeiras. Porém, no alviverde teve uma passagem apaga e pouco ficou na memória do torcedor, pois foi apenas uma temporada, com poucos jogos. 

Em 1978 voltou para o Chile, dessa vez para atuar no Cobreloa. Pelo clube conseguiu ir a final da Copa Libertadores de 1981, onde ocorreu o fato que deixou o zagueiro conhecido no Brasil.

No primeiro jogo da decisão, o Flamengo venceu a partida por 2 a 1, no Maracanã. Já na partida de volta, em Santiago, o Cobreloa venceu por 2 a 1 e durante o jogo Soto abriu os supercílios de Adílio e Lico, com uma pedra que levava na mão - outros relatos falam que o objeto era um anel afiado.

Por causa da vitória no jogo de volta, o regulamento previa uma terceira partida em campo neutro, e Lico acabou ficando de fora da partida por conta da lesão que teve no supercílio. 

A grande final aconteceu em Montevidéu e o Flamengo conseguiu vencer de maneira até tranquila, fazendo 2 a 0 no Cobreloa. Depois dos 40 minutos, já com a vitória praticamente garantida, o técnico Paulo César Carpegiani, estava irritado com as agressões de Soto e, por isso, resolveu tomar uma decisão. 


O treinador Rubro-Negro chamou o atacante Anselmo para entrar no jogo, mas a sua única instrução para o jogador foi para agredir Soto, como uma forma de vingança por tudo sofrido durante as três partidas da final.

Anselmo não decepcionou o técnico e, logo que entrou, socou o rosto de Soto, que acabou caindo desmaiado no gramado. O atacante ganhou uma idolatria com a torcida por conta do ato, mas acabou sendo expulso e gerou uma grande confusão na reta final.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações