Foto: Arquivo
O Brasil ficou na rodada para a Holanda
No dia 3 de julho de 1974, houve o confronto entre Holanda e Brasil, valendo vaga na decisão da Copa do Mundo. A equipe Holandesa vivia o melhor momento da sua história e a equipe ficou conhecida como ‘O Carrossel Holandês’, contra o tricampeão do mundo.
Na época, a Copa do Mundo era dividido em duas fases. Na primeira, eram formados quatro grupos com quatro equipse em cada e classificavam os dois melhores. Na segunda fase, os oito classificados eram divididos em dois grupos, e os líderes de cada chave disputavam a final e os segundos colocados a disputa de terceiro e quarto lugar.
O Brasil entrou na competição com um dos favoritos ao título, pois vinha do tricampeonato mundial, e tinha grandes estrelas. Porém, a equipe teve muita dificuldade durante todo o torneio e sofreu até mesmo para passar na primeira fase.
Já a Holanda, começou a encantar o mundo com as suas atuações e a seleção ficou conhecida como ‘O Carrossel Holandês”. A equipe tornou-se uma das favoritas durante a competição, pois fez uma primeira fase muito tranquila e mostrando um belíssimo futebol.
Ambos os times ficaram no Grupo A, na segunda fase, junto com Alemanha Oriental e Argentina. Brasil e Holanda venceram os dois jogos contra os outros adversários da chave, porém a seleção brasileira teve mais dificuldade nos confrontos.
A Holanda fez, novamente, duas grandes atuações e goleou a Argentina por 4 a 0 e venceu a Alemanha Oriental por 2 a 0. As duas equipes ficaram empatadas na chave com 4 pontos, mas o saldo era favorável a seleção europeia.
A última rodada da chave virou uma grande decisão e parou o mundo, pois era a seleção tricampeã do mundo contra a equipe que apresentava o melhor futebol da competição.
A partida aconteceu no dia 3 de julho de 1974, no Estádio Westfalenstadion, em Dortmund, para quase 54 mil pessoas. Para a tristeza dos brasileiros, a seleção acabou sofrendo muito durante todo o jogo com o poder ofensivo da equipe holandesa.
A Holanda conseguiu envolver muito bem o Brasil e soube controlar o jogo a todo momento, porém no primeiro tempo não conseguiu abrir o placar. Já na etapa final, a equipe holandesa voltou avassalador e marcou aos cinco minutos com Neeskens e, aos 20', com Cruyff.
Com a vitória, a Holanda foi a grande final, mas acabou sendo derrotada para a Alemanha Ocidental. Já na disputa de terceiro e quarto lugar, o Brasil acabou perdendo para a Polônia, que na época tinha o histórico Lato.
0 comentários:
Postar um comentário