Glória Grega: 20 Anos da Conquista Histórica na Eurocopa

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Comemoração da Grécia completa 20 anos

Há 20 anos, a Grécia conquistava o principal título de sua história, a Eurocopa de 2004 contra o anfitrião Portugal. Em uma final inédita, a Grécia não chegou como favorita, ainda mais por atuar na casa do adversário, mas conseguiu fazer um grande jogo e aproveitou a oportunidade que teve. 

A Grécia ficou no Grupo A junto com Portugal, Espanha e Rússia, era um chaveamento aberto, mas com duas favoritas a passar, o anfitrião e a seleção espanhola. 

Porém, contrariando muitas pessoas, a Grécia conseguiu vencer Portugal na estreia da competição por 2 a 1, empatou com a Espanha por 1 a 1, mas acabou sendo derrotado em um confronto hipoteticamente mais tranquilo contra a Rússia por 2 a 1. 

Com uma vitória, um empate e uma derrota, a equipe passou em segundo lugar no Grupo A, por conta dos gols marcados, a Grécia fez 4 gols e a Espanha apenas 2. 

Nas quartas de finais, a equipe enfrentou uma das favoritas ao título, que era a França. A Grécia focou em se defender e buscou o contra-ataque a todo momento, mas o principal foco estava no sistema defensivo, que se saiu muito bem e garantiu uma vitória simples por 1 a 0. 

A classificação sobre a França gerou muita repercussão e a equipe da Grécia ia ganhando mais confiança a cada jogo. O sistema defensivo era muito sólido e tomou poucos gols durante toda a competição, deixando a seleção muito competitiva. 

Na semifinal enfrentou um confronto mais ‘acessível’ contra a República Tchéquia. Atuando da mesma forma, a Grécia focou em se defender muito bem e buscava sempre ser objetivo, chegando ao gol com poucos toques e muita velocidade. Foi assim que garantiu mais uma vitória por 1 a 0 e classificou para a grande final.


Na decisão enfrentou o anfitrião Portugal e, mesmo tendo ganhado na estreia da Euro, a equipe da Grécia entrou como ‘zebra’. O país parou para ver a decisão, pois poderia ser o primeiro título relevante da seleção portuguesa, ainda mais atuando em casa. 

Porém, a Grécia estragou todos os planos portugueses e conseguiu novamente fazer um jogo muito competitivo. No dia 4 de julho de 2004, no Estádio da Luz, para mais de 62 mil pessoas, ocorreu a grande decisão, esperada por todos os portugueses. 

A Grécia se manteve muito focada e competitiva, sempre cumprindo o plano de se defender muito bem e buscar o jogo em velocidade e objetivo. Mais uma vez o plano deu certo e, aos 57 minutos, Charisteas marcou o gol mais importante de seu país, que acabou dando o título da Eurocopa para a Grécia.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações