Espanha vence a França de virada e está na final da Eurocopa

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação/UEFA

Yamal fez o primeiro da Espanha

A Espanha está na final da Eurocopa. A Fúria até tomou o primeiro gol, mas virou o jogo, quebrou um jejum de 10 anos da França sem perder um jogo de mata-mata no tempo normal, bateu os Bleus por 2 a 1 e chegou na decisão da Euro, em duelo disputado na tarde desta terça, dia 9, na Allianz Arena, em Munique. Um gos dos dos espanhóis foi do jovem fenômeno Lamine Yamal, que marcou seu primeiro na competição e abriu o caminho para a virada ibérica. 

A Espanha, dona do melhor futebol até aqui da Eurocopa, avançou para as semis ao vencer a Alemanha por 2 a 1 no finalzinho da prorrogação e deixar os donos da casa pelo caminho. A França precisou dos pênaltis para bater Portugal, num jogo onde foi muito pressionada, mas segurou o zero no placar e venceu na marca da cal por 5 a 3.

Num começo agitado, a Espanha teve a primeira chance, num cruzamento de Yamal para Ruiz cabecear por cima. Pouco depois, a França assustou num passe para Mbappe que foi cortado por Cucurella. Aos oito minutos, porém, a França pulou na frente: num cruzamento espetacular de Mbappe, Kolo Muani subiu mais alto que todo mundo e botou para as redes. A França passou a ter alguma pressão depois do gol, com Mbappé infernizando pelos lados do campo. Só que aos 20 minutos, apareceu o gênio espanhol, que tem apenas 16 anos: Lamine Yamal cortou o defensor e acertou um chute maravilhoso, no ângulo, para empatar. 

A partir do gol, a Espanha fez o que faz de melhor: passou a tocar a bola, rodar o campo e chegou ao segundo numa ótima jogada coletiva que terminou com Dani Olmo fazendo Tchouaméni de trouxa e chutando para o desvio de Koundé contra as próprias redes. A partir daí, o time espanhol passou a controlar o jogo. Aos 35', um chute de Ruiz desviou em Tchouameni e assustou. Pouco depois, foi a vez de Lamine ter um chute desviado. O primeiro tempo terminou em vantagem da Fúria.

A etapa final foi de domínio de ações maior dos franceses nos primeiros minutos, com mais ataques  dos Bleus. Aos 14', Dembelé cruzou uma bola que Simón salvou espalmando. Pouco depois, Umpamecano subiu sozinho no escanteio e mandou ao lado do gol. A França dominava as ações no segundo tempo. Aos 30', Théo Hernandez isolou uma boa jogada dos Bleus. A primeira boa chance espanhola no segundo tempo veio aos 35', num chutaço de Yamal que passou raspando o ângulo.  


Aos 40 minutos, surgiu a bola que Mbappé queria, quando ele saiu em velocidade, limpou Dani Vivian, mas bateu muito mal. Foi a derradeira chance da França, que viu a vitória e a classificação da Espanha, que tem o melhor futebol dessa Eurocopa, está na decisão e será favorita independente de quem vier pela frente. 

Agora, a Espanha aguarda Holanda ou Inglaterra, que duelam amanhã, na decisão. A final ocorre no domingo, dia 14 de julho, às 16 horas, no Olympiastadion, em Berlin. A França se despede da Euro e só volta a campo agora em setembro, quando enfrenta a Itália pela Liga das Nações, em casa. Em jogo inicialmente marcado para o dia 6, às 15h45. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações