Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo
Mario Kempes é ídolo no Valencia
Mario Alberto Kempes Chiodi, conhecido simplesmente como Mario Kempes, foi um grande centroavante argentino e uma das grandes estrelas da conquista da Copa do Mundo de 1978. Sua primeira passagem pela Europa foi de sucesso e muitos gols pelo Valencia, elevando o patamar da equipe espanhola.
O jogador nasceu em Bell Ville, em Córdova, na Argentina, no dia 15 de julho de 1954, e passou pelas categorias de base do Club Atlético y Biblioteca Bell, Talleres e Atlético Central de Córdoba, que foi a equipe que o relevou para o profissional em 1970.
Com 16 anos já estava no profissional e mostrando ter um potencial enorme, pois fazia muitos gols nas divisões menores. Em 1972 fez sua grande temporada pelo clube, ajudando a equipe a subir para a primeira divisão do futebol argentino e ganhando muito destaque.
O seu sucesso despertou interesses em alguns clubes tradicionais da argentina e acabou sendo negociado em 1973 com o Rosário Central. Rapidamente tornou-se titular da equipe e mostrou seu faro de gol, começando a ser convocado para a seleção argentina.
Foram três temporadas pelo Rosário Central, com muitos jogos e gols, ganhando muito destaque internacional atuando pela seleção argentina. Em 1976 foi contratado pelo Valencia, da Espanha, sua primeira oportunidade no futebol europeu.
Chegou com muitas expectativas, pois ainda era um jovem e com um faro de gols impressionante. Em sua primeira temporada pelo clube já mostrou o porquê da sua contratação, fazendo 24 gols na La Liga, sendo o grande artilheiro do campeonato espanhol, deixando o clube na sétima colocação.
A sua segunda temporada foi ainda melhor, mostrando que o jogador estava em evolução. Kempes marcou 28 gols e, novamente, foi artilheiro do Campeonato Espanhol, colocando a equipe na quarta colocação. Ao final da temporada, o jogador foi para a disputa da Copa do Mundo de 1978 pela Argentina, e foi um dos protagonistas, levando a seleção ao título inédito.
Na temporada 1978-79, o jogador não conseguiu evoluir no Campeonato Espanhol e a equipe ficou apenas em sétimo lugar. Porém, Kempes foi decisivo na final da Copa do Rei, marcando dois gols contra o Real Madrid, na capital espanhola, levando o Valencia ao título.
Como consequência ao troféu conquistado, o clube atuou na Recopa Europeia contra o Arsenal e na Copa os Campeões da UEFA contra o Nottingham Forest, conseguindo vencer os dois títulos.
Já na temporada 1979-80, o jogador acabou ficando na vice artilharia do Campeonato Espanhol e não conseguiu brigar pelo título. No ano seguinte, o jogador acabou atuando apenas 12 vezes e marcou 9, ficando de fora por alguns problemas físicos.
Ao final da temporada europeia de 1980-81, o jogador decidiu retornar a argentina, sendo contratado pelo River Plate. Conseguiu retomar sua forma física na equipe e foi um dos destaques do clube, fazendo com que o Valencia o contratasse novamente em 1982.
Kempes ficou mais duas temporadas no Valencia, marcando muito gols, mas não conseguiu dar mais título a equipe. O atacante deixou o Valencia em 1984, tendo feito 203 jogos e marcado 132 gols, além das conquistas nacionais e internacionais pelo clube.
0 comentários:
Postar um comentário