A passagem do meia Brecha pelo Santos na década de 70

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Brecha atuando pelo Santos

Moacir Bernardes Brida, mais conhecido como Brecha, foi um bom meio-campista no século passado, atuando por diversos clubes nacionais e até mesmo internacionais. Jogou ao lado de Pelé, no Santos, e após a saída do Rei começou a usar a camisa 10. 

O jogador nasceu em Itajobi, São Paulo, no dia 12 de junho de 1948, e é filho de fazendeiro, começando sua carreira aos 17 anos, no Catanduva. Ficou duas temporadas no clube e foi comprado por um fazendeiro, que deu seu passe para o Barretos. 

Em 1968 foi contratado pelo Clube Atlético Juventus, onde tornou-se um dos maiores ídolos da história do clube. Brecha fez o gol da vitória da equipe sobre o Corinthians, que ficou conhecido como “o gol da zebra milionária”, pois um único torcedor apostou na vitória do Juventus e garantiu o prêmio. 

Após o gol, em 1972, foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira, ganhando mais notoriedade. Com isso, acabou sendo vendido para Anderlecht, da Bélgica, mas não conseguiu se adaptar muito bem e ficou apenas sete meses no clube. 

Ainda em 1972 retornou ao Brasil, dessa vez para jogar no Santos, ao lado de Pelé. No time paulista, Brecha foi muito bem e ganhou a titularidade rapidamente no meio-campo, fazendo grandes jogos. O jogador foi muito importante na campanha do título do Campeonato Paulista. 


Foi o único título oficial dele pelo clube, mas ele foi fundamental na campanha, sendo uma das estrelas ao lado de Pelé. Suas grandes atuações ganhando mais notoriedade quando o Rei deixou a equipe em 1975, fazendo com que o Brecha ficando com a camisa 10 e virando o grande protagonista. 

Porém, ele não conseguiu assumir o protagonista como esperava, até porque não tinha como manter o mesmo nível do Rei Pelé. Em 1976, acabou sendo vendido por 850 mil cruzeiros para o Guarani. 

Pelo Santos foram 176 jogos e 33 jogos, além do título paulista de 1973. Em 2011, Brecha acabou falecendo, vítima de um tumor no cérebro, aos 63 anos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações