A passagem de Rúben Baraja pelo Valencia

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Baraja jogou no Valência por uma década

Rubén Baraja Vegas, ex-meio campista espanhol popularmente conhecido apenas como Rúben Baraja, completa 49 anos de idade nesta quinta-feira, dia 11 de julho de 2024. No decorrer de sua carreira como atleta, o meia teve uma longeva e excelente trajetória pelo Valência, onde se tornou ídolo durante a primeira década dos Anos 2000.

Revelado nas categorias de base do Real Valladolid, o jogador chegou aos Che vindo do Atlético de Madrid, após ser rebaixado pelos Colchoneros. Apesar disso, mostrou seu cartão de visita em sua primeira temporada, sendo peça fundamental na campanha da equipe Valacentista que foi à final na Liga dos Campeões da Europa, mas acabou perdendo do Bayern de Munique na disputa de pênaltis.

Em 2001/02, Baraja conquistou o seu primeiro troféu, inclusive, marcando gols já no final da La Liga. Além disso, terminou como artilheiro dos Murciélagos com sete gols marcados em apenas 17 partidas do campeonato, depois de se recuperar de uma grave lesão no joelho. 

Na temporada 2003/04 continuou com altíssimo rendimento e ajudou o Valência a vencer o campeonato nacional anotando oito tentos em toda a La Liga. Conquistou também a Copa da UEFA, batendo o Olympique de Marselha pelo placar de 2 a 0 na grande decisão.

Em 2006-07, Baraja acabou disputando somente 14 partidas com a camisa dos Che, que terminaram o campeonato espanhol em quarto. Nos anos seguintes, continuou tendo diversos problemas físicos e perdeu muitos jogos por ficar afastado.

Depois de duas temporadas jogando junto com ninguém menos do que David Albelda, antigo companheiro do jogador no meio-campo, Rúben voltou a sofrer com uma nova série de lesões em 2009/10. Tanto é, que participou de apenas 18 partidas, sendo que duas foram completas.


Baraja concluiu o seu vínculo no Estádio Mestalla no dia 16 de maio de 2010, completando uma década de Valência. Por isso, recebeu diversas homenagens antes da bola começar a rolar e depois do triunfo por 1 a 0 sobre o Tenerife, jogando em casa. Foi substituído aos 89' sendo ovacionado de pé pela torcida Valacentista.

Depois de se aposentar, se tornou treinador e chegou a comandar os times juvenis do Valência entre 2012 e 2014. Na sequência, rodou por alguns clubes do futebol espanhol até retornar aos Che para ocupar o cargo técnico do elenco profissional de 2023 até os dias de hoje.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações