Por Lucas Paes
Foto: Arquivo
Boaro atuando no Corinthians
Édson Boaro foi durante muito tempo um dos grandes laterais do futebol brasileiro. Atuando por grandes clubes nos anos 1980, fazendo inclusive parte da Seleção Brasileira que atuou na Copa do Mundo de 1986, quando inclusive teve problemas com Telê Santana após perder a posição para Josimar. Nessa época, o lateral vivia um dos grandes momentos de sua trajetória como jogador de futebol, quando passou com sucesso pelo Corinthians, onde escreveu grande história.
Nascido em 3 de julho de 1959, Boaro chegou ao Corinthians já experiente, tendo passado o início de sua carreira na Ponte Preta, onde viveu vários bons anos. Veio ao Parque São Jorge como um dos jogadores mais promissores da posição e se consolidaria rapidamente já em seus primeiros jogos pelo Timão, onde se tornaria de certa forma um dos grandes nomes da lateral direita do clube em todos os tempos.
Estreou num empate sem gols diante do Treza, da Paraíba, válido pelo Brasileirão de 1984, em 18 de março daquele ano. Se firmou rapidamente entre os titulares e virou dono absoluto da posição muito rapidamente, se tornando um dos nomes importantes do time corintiano na época. Era parte do time que foi vice-campeão do Paulistão naquele ano e atuou como titular na maior parte das partidas em 1984.
Seguiu como um dos grandes nomes do time no ano seguinte, sendo importante peça numa época concorrida no futebol paulista. Conquistou alguns torneios amistosos pelo Timão nos anos seguintes e seu bom futebol fez com que em 1986 fosse convocado por Telê Santana para a Copa do Mundo, onde começou como titular e acabou substituído por Josimar devido a uma lesão. Na época, ficou ressentido pois não voltou a jogar após se recuperar e chamou Telê de "burro e traíra" em um bar em Guadalajara.
Voltou ao Corinthians, mas acabaria não recebendo mais chances na Seleção Brasileira. No Parque São Jorge, seguiu como dono da posição em 1987, mas passou a viver certo declínio em 1988, apesar de fazer um gol na final do Campeonato Paulista daquele ano, que acabou sendo seu único título oficial com a camisa do Timão. Deixou o time justamente para jogar no Palmeiras, o que estremeceu sua idolatria com a torcida.
No total, em 4 anos no Corinthians, Boaro atuou em 226 jogos e marcou um total de oito gols, sendo o sétimo lateral que mais jogou e mais marcou pelo alvinegro. Pendurou as chuteiras em 1997, atuando pela São-Carlense, tendo depois uma carreira de treinador em vários clubes menores do Brasil.
0 comentários:
Postar um comentário