Pesquisa da torcida reforça Marília, com 90%, como maior rival do Noroeste

Foto: Bruno Freitas/Noroeste

Noroeste em um dos confrontos contra o rival Marília

A torcida do Noroeste elegeu e reforçou nos últimos dias, em pesquisa feita pela internet, que o seu maior rival é o Marília Atlético Clube (MAC), apontado por 90% dos noroestinos. A iniciativa foi da página Voz Noroestina, encabeçada pelo torcedor Augusto Brasil, e apoiada oficialmente pelo Noroeste e também pela página Norusca Mil Grau. A pesquisa foi objetiva e perguntou aos noroestinos quem eram, em ordem, o 1.º, 2.º e 3.º maiores rivais do Alvirrubro. O questionário foi divulgado em grupos de torcedores de Bauru no WhatsApp, na Comunidade de Notícias oficiais do clube (no mesmo aplicativo de mensagens), além de encaminhado para as torcidas Falange Vermelha, Sangue Rubro e os cronistas da imprensa local. O conteúdo também foi publicado no Instagram oficial da Maquininha Vermelha no Instagram.

Como 1.º maior rival, os dados apontam que depois do MAC, com 90%, vieram atrás o XV de Jaú com 7% e depois Ponte Preta, Corinthians e Bauru Atlético Clube (BAC), este último extinto ainda em meados do século passado. Todos os três com 1% cada.

Na questão como 2.º maior rival, o XV de Jaú teve 52% dos votos, seguido por Comercial de Ribeirão Preto com 16%, MAC e Linense com 8%. Com cerca de 1% cada foram apontados também o Velo Clube, Corinthians, XV de Piracicaba, Guarani, Ferroviária, Portuguesa Santista, São José, São Paulo, Ponte, Inter de Limeira e Botafogo-SP.

Como 3.º maior rival foram citados o Comercial com 27%, Linense com 22%, XV de Jaú 14%, XV de Piracicaba 6% e BAC com 1%.

O significado de o Marília ser o escolhido entre o público mais jovem de torcedores reflete o fato do grande número de jogos nos últimos anos, acredita o clube. Fato que ofuscou o grande rival de todos os tempos do Alvirrubro, o dérbi com o BAC, tendo o próprio XV de Jaú logo atrás no século 20, pela proximidade entre os municípios, a menos de 50 quilômetros.

Clássico regional - O clássico regional entre Noroeste e Marília tem 91 jogos oficiais. O time de Bauru leva vantagem, com 35 vitórias contra 30 do rival. Empates foram 26. Os placares mais elásticos do Alvirrubro diante do rival Marília foram um 5 a 1, em partida oficial de 1979, e um 9 a 1 em duelo considerado “não oficial” pela Federação, em 1943.


A última vez que Norusca e MAC se enfrentaram foi no dia 27 de agosto de 2023, pela Copa Paulista, quando a Locomotiva Vermelha bateu o Marília por 5 a 2, em pleno Estádio Bento de Abreu. No ano seguinte, o Noroeste subiu para a Série A1 do Paulistão e o Alviceleste permaneceu na Terceirona do estadual.

Já Noroeste e XV de Jaú estiveram na mesma divisão pela última vez em 2004, na Série A3 do Paulista. Naquele ano o Norusca venceu o Galo por 2 a 1 em 21 de abril, no Estádio Zézinho Magalhães. E as agremiações jogaram pela última vez em 29 de abril de 2012, em amistoso vencido por 2 a 1 pelos bauruenses, no Alfredão.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações