Por Diego Dantas
Foto: reprodução
Estádio Estrela dos Reis Magos foi o primeiro projeto para Natal, que ficou com a Arena das Dunas
Há uma decada, a Copa do Mundo foi realizada aqui no Brasil e é lembrada até hoje como "a Copa das Copas" pelos aficionados por futebol que moram por cá, seja devido aos grandes confrontos durante a competição e pela oportunidade que tivemos de ver os craques do futebol mundial á epoca em nosso país.
Além das memoráveis partidas, ficaram o legado dos estádios modernos que "nasceram" para o futebol brasileiro como a Arena das Dunas em Natal e a Arena Pantanal em Cuiabá, além da modernização de palcos já famigerados do nosso futebol como o Beira-Rio e o Maracanã. Mas o que pouca gente lembra é que houve alguns projetos de novos estádios para a Copa de 2014 que foram deixados para trás e você pode ler um pouco sobre cada um a seguir:
Arena Zagallo - Maceió - A época, o município contava com duas alternativas para receber a Copa do Mundo: reformar o Rei Pelé para cerca de 40 mil espectadores mas devido a logistica para estacionamento no local, foi cogitada uma nova arena na cidade que levaria o nome de Mário Jorge Lobo Zagallo, com capacidade para 45.500 torcedores. No entanto, Maceió sequer foi escolhida como cidade-sede para o Mundial.
Arena Recife/Olinda - Como o nome já diz, o projeto tinha como objetivo construir uma Arena multiuso que ficaria no bairro de Salgadinho, na divisa entre Olinda e a capital pernambucana. O estádio que teria em torno de 41500 lugares, contaria com nstalações para receber shows e concerto musicais, além de um Centro de Conferências ligado a um hotel cinco estrelas e um Centro de Entretenimento, com cinemas, lojas, academias de ginástica e áreas de diversão. Porém em agosto de 2009 foi definido que São Lourenço da Mata - município da região metropolitana - seria palco da nova Arena Pernambuco, uma vez que Recife foi definiida como uma das cidades-sedes da Copa.
Arena da Bahia - Salvador - A Arena da Bahia teria capacidade para 44 mil torcedores e custaria em torno de aproximadamente 360 milhões de reais para ser construída, que seria bancado por uma parceria do Governo estadual com a iniciativa privada, porém o projeto deu lugar a reforma da Fonte Nova, que estava interditada desde novembro de 2007, devido ao grave acidente durante uma partida entre Bahia e Vila Nova pela Série C daquele ano.
Estádio Estrela dos Reis Magos - Natal - O projeto era baseado no Forte dos Reis Magos, um dos pontos turísticos da cidade e diferente das arenas, previa a construção de um estádio para 65 mil torcedores e apesar da inspiração arquitetônica, o estádio seria localizado em Parnamirim, na área metropolitana. Também vale destacar do projeto, o amplo espaço de estacionamento, que prometia mais de 10 mil vagas para veículos particulares, 2100 vagas para torcedores VIP e 480 para ônibus. Mesmo com toda a estrutua prometida, o projeto perdeu força para a Arena das Dunas que recebeu algunas partidas da fase de grupos da Copa.
0 comentários:
Postar um comentário