Foto: arquivo / EC Santo André
Elvis comemorando o gol que liquidou a fatura e o placar do jogo ao fundo
Há 20 anos, o Santo André conquistava o título mais importante de sua história, a Copa do Brasil de 2004. A equipe passou por grandes times, com uma campanha espetacular e venceu na decisão o Flamengo, no Maracanã, por 2 a 0, no dia 30 de junho de 2004.
A competição nacional com formato de mata-mata dava mais chances para as equipes menores, pois conseguia equilibrar mais os confrontos. Na primeira fase, houve apenas um jogo, pois o Santo André ganhou por 5 a 0, e por conta da vantagem não teve o segundo jogo.
A goleada deu a classificação para a equipe para a segunda fase, quando enfrentou o Atlético Mineiro, o primeiro grande confronto do Santo André. Porém, no jogo de ida, atuando em casa, a equipe não sentiu a pressão e venceu por 3 a 0, e acabou sendo derrotado na volta por 2 a 0, garantindo a classificação para as oitavas de finais.
A equipe foi ganhando confiança com as classificações e chegou com moral para enfrentar o Guarani. O primeiro jogo foi fora de casa e o jogo empatou em 1 a 1, na volta, a equipe segurou o empate sem gols, garantindo a classificação por conta do gol fora de casa.
Nas quartas de finais ocorreu um dos confrontos mais difíceis para o Santo André, que foi contra o Palmeiras. A primeira partida foi em casa e acabou empatada em 3 a 3, em um jogo muito agitado e emocionante. Na volta, foi mais emocionante ainda, e o time do Santo André buscou o empate em 4 a 4, garantindo a classificação novamente por conta do gol fora.
Na semifinal, a equipe enfrentou o 15 de Novembro e muitos achavam que ia ser um confronto mais fácil, mas não foi isso que aconteceu. No jogo de ida, o Santo André acabou sendo derrotado em casa por 4 a 3, e ficando muito pressionado. Porém, na volta, o time fez uma grande atuação e venceu por 3 a 1 fora de casa, classificando para a grande final.
A final foi contra o Flamengo, e o clube Rubro-Negro era o favorito para a conquista da Copa do Brasil. O primeiro jogo aconteceu no Palestra Itália, para mais de 20 mil pessoas, e a equipe do Santo André começou vencendo com gol de Roger, mas acabou sofrendo a virada com gols de Osmar e Ramalho. Mas na reta final do jogo, Athirson marcou e deixou tudo empatado para a grande decisão.
No dia 30 de junho de 2004, no Maracanã, para mais de 70 mil pessoas, ô Flamengo entrou mais favorito ainda por conta do empate com gols no jogo de ida. O primeiro tempo foi muito equilibrado e ambos os times não conseguiram criar muitas chances.
No segundo tempo, o Santo André voltou avassalador e abriu o placar aos 52 minutos, com gol de Sandro Gaúcho. Aos 67 minutos, Élvis marcou e fechou o placar, dando o maior título da história do Santo André. Foi uma conquista espetacular, com uma campanha fantástica durante toda a Copa do Brasil.
0 comentários:
Postar um comentário