Geórgia vence Portugal, faz história e está no mata-mata da Eurocopa

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação/UEFA

Sensação da primeira fase, a Geórgia está no mata-mata

A história está escrita na Eurocopa. Nesta quarta, dia 26 de maio, num dia já histórico para a Seleção da Geórgia, a sensação da primeira fase da competição conquistou uma classificação histórica, batendo Portugal por 2 a 0 e se classificando as oitavas de final da competição. A Turquia também está classificada as oitavas e venceu a Chéquia. Mais cedo, a Romênia empatou com a Eslováquia, garantiu a primeira posição do grupo e a Bélgica também se classificou empatando em zero com a eliminada Ucrânia. 

ESLOVÁQUIA 1 X 1 ROMÊNIA: num jogo de início equilibrado em Frankfurt, com inclusive a Romênia obrigando Durbravka a trabalhar em um belo chute de Stanciu, a Eslováquia pulou na frente aos 24 minutos, numa cabeçada mortal de Duda para botar o time eslovaco na frente. A Romênia não arrefeceu o ritmo e teve pênalti a seu favor aos 35', Marin bateu muito bem e marcou. O primeiro tempo terminou em empate. No segundo tempo, o jogo era um pouco mais parado. Aos 15', Marin só não marcou por uma defesaça de Dubravka. Pouco depois foi a vez de Ratiuka assustar pela equipe eslovaca. Aos poucos o ritmo do jogo caiu, com as duas equipes percebendo que o caminhar do jogo classificaria os dois times. O empate levou Romênia e Eslováquia as oitavas, com a Romênia líder da chave.

BÉLGICA 0 X 0 UCRÂNIA: a Bélgica começou apertando mais em Suttgart, com Lukaku perdendo ótima chance aos seis minutos. O time belga era mais perigoso e criava mais. A primeira boa chance ucraniana veio aos 19', num chute de Yaremchuk para defesa de Casteels. A melhor e mais curiosa chance belga veio com De Bruyne, que bateu uma falta inesperadamente direto vendo Trubin adiantado e mandou ao lado do gol. Aos 41', Yaremchuk perdeu a melhor chance ucraniana, numa bola onde sozinho na área ele preferiu o passe a chutar para o gol. O primeiro tempo terminou sem gols. A Bélgica voltou em cima no segundo tempo, inclusive quase marcando com Lukaku aos 27', mas aos poucos o desespero ucraniano fez o time igualar as ações, inclusive quase marcando aos 36 minutos num escanteio que Casteels salvou o gol olímpico. O final do jogo virou uma imensa troca de finalizações, mas o 0 a 0 classificou a Bélgica e eliminou a Ucrânia com 4 pontos. 

GEÓRGIA 2 X 0 PORTUGAL: em Gelserkichnen, a Geórgia saiu na frente com apenas dois minutos, num rápido contra-ataque finalizado por Kvaratshelia. Depois do gol, Portugal tentou sair para pressionar e começou a criar chances, inclusive passando perto de marcar num chutaço de João Félix para fora. Portugal seguiu pressionando a partir da metade final do primeiro tempo, criando várias chances com Félix, Pedro Neto e até Cristiano Ronaldo, mas parando numa boa atuação defensiva da Geórgia e numa boa partida de Marmadashivili. O primeiro tempo terminou em 1 a 0. Na etapa final, pouco depois de Mammardashivili salvar o empate, a Geórgia chegou ao segundo cedo, aos 10 minutos, num pênalti claríssimo que Mikautadze bateu com perfeição para ampliar o marcador. No finalzinho do jogo, a equipe da Geórgia ainda veio para cima, mesmo sem Kvara e Mikautadze, substituídos. Mas, só não levou um gol devido a outra defesa incrível de Mammardashivili. Vitória e classificação da Geórgia.  

CHÉQUIA 1 X 2 TURQUIA: precisando do resultado em Hamburgo, a Chéquia partiu para cima e chegou a criar uma boa chance logo no início do jogo com Provod. Aos poucos, os turcos também começaram a jogar e criar chances, principalmente um chute perigosíssimo de Arda Guler. Jurasek também assustou aos 14'. O time checo tomou um duríssimo golpe aos 19', quando Barak, que já tinha cartão amarelo, levou o segundo e foi expulso numa falta no meio de campo. A partir daí, a equipe turca passou a pressionar. O time que parecia jogar em casa no Volkspark até criou chances, mas não conseguiu mexer no placar na primeira metade do jogo. Na etapa final, ainda em cima, a Turquia abriu o placar aos cinco minutos: Stanec já havia salvado um gol certo de Guler, mas no rebote, os turcos trablharam para Calhanoglu chegar soltando um canudo no canto. Aos 20', a Tchéquia empatou, num lance de lateral que Souchek mandou para as redes. Pouco depois, Guler foi novamente parado por Stanec. No finalzinho do jogo, quando o duelo já era aberta com as duas equipes trocando finalizações, Tosan marcou um belo gol e colocou a Turquia nas oitavas de final. 



As oitavas estão definidas agora. A Geórgia pega a Espanha, a dona da casa Alemanha pega a Dinamarca, Portugal terá pela frente a Eslovênia, França e Bélgica se enfrentarão num duelo de decepções, a Romênia pegará a Holanda, Áustria e Turquia, duas sensações da competição, se enfrentam, a Inglaterra pegará a Eslovênia e a Suíça enfrenta a Itália. 

Agora, a Eurocopa só volta no final de semana, com os jogos das oitavas no sábado, dia 29, com Suíça e Itália, às 13h em Berlin e a dona da casa Alemanha jogando em Dortmund contra a Dinamarca às 16 horas. As transmissões ainda serão definidas por CazéTV e Sportv ao longo dos próximos dias. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações