Por Lucas Paes
Foto: divulgação / FEF Equador
Uniformes diferentes dos tradicionais verde (México) e amarelo (Equador)
O Equador está nas quartas de final da Copa América. Os equatorianos não fizeram lá uma grande partida, mas seguraram o ímpeto mexicano, ficaram no 0 a 0 com os "Aztecas" e conquistaram a classificação ao mata-mata, em jogo disputado na noite deste domingo, dia 30 de junho, no Estádio State Farm, em Grendale, nos Estados Unidos. O México fica pelo caminho.
O jogo valeria a segunda vaga do Grupo B para as quartas de final, já que as duas seleções entraram em campo com três pontos. O Equador vinha de vitória sobre a Jamaica por 3 a 1, enquanto que o México foi derrotado pela Venezuela por 1 a 0. Por conta do saldo de gols, os equatorianos jogaram pelo empate.
O jogo começou com pressão mexicana. O jogo era muito faltoso em seu início e com poucos lances efetivamente perigosos de um lado ou de outro. Aos 17', o Equador chegou pela primeira vez, numa falta de Kendry Paéz que Gonzalez salvou. Pouco depois, Felix Torres assustou de cabeça. O México respondeu com Huerta assustando numa finalização. O jogo seguia com pouca ação de um lado e de outro e muita luta de ambos os times, o que resumiu a metade final de um primeiro tempo que terminou, obviamente, zerado.
Na etapa final, o jogo voltou um pouco mais agitado, porém ainda com poucas chances. Aos 11', Quinõnez perdeu excelente chance pelo lado mexicano, sozinho na área. O México partia para cima de toda a forma, precisando do gol e começava a criar problemas para Domínguez. Aos 13', Gimenez mandou de cabeça por cima, pouco depois, Romo parou em Domínguez. Aos 19', os mexicanos chegaram muito perto de marcar, em outro chute de Quiñonez defendido por Domínguez, no rebote, Gímenez acertou a trave. A resposta equatoriana veio aos 22', com Valencia parando em uma boa defesa de Galíndez.
A parte final do jogo seguiu com muito ímpeto do México, porém pouco sucesso técnico nas jogadas armadas pelo time, que na verdade pouco conseguia oferecer de perigo efetivo ao gol equatoriano. Quando parecia que o empate era certo, o México inicialmente conseguiu pênalti a seu favor quando Martínez foi derrubado por Félix Torres na área. Na revisão, porém, o juiz voltou atrás na marcação. O empate classificou o Equador.
Como segundo colocado do Grupo B, o Equador joga, pelas quartas da Copa América, na quinta-feira, dia 4, às 22 horas, no NRG Stadium, Houston, Texas, contra a Argentina, que foi a primeira do Grupo A. Já o México volta as suas atenções para a preparação para a Copa do Mundo de 2026.
0 comentários:
Postar um comentário