Por Diego Dantas
Foto: divulgação / FFC
O Canadá está nas quartas de final da Copa América 2024. Na noite deste sábado, dia 29, no Inter&Co Stadium, em Orlando, nos Estados Unidos, os canadenses seguraram o 0 a 0 com o Chile e avançaram. Já a Roja foi eliminada do certame.
O Canadá, que vinha de vitória sobre o Peru pelo placar de 1 a 0, entrou em campo só dependendo dele para avançar para a segunda fase. Até um empate poderia dar a vaga, desde que o Peru não vencesse a Argentina. Já o Chile, que vinha de derrota por 2 a 0 para os argentinos, tinha que vencer e torcer para o Peru não vencer a Albiceleste por uma diferença maior.
Valendo vaga para o mata-mata, a partida começou marcada pelo jogo perigoso de ambos os lados, resultando em alguns cartões amarelos. Aos 4 minutos, Echeverría recebeu uma cotovelada dentro da área do defensor canadense Moise Bombito mas o árbitro colombiano Wilmar Roldán não marcou a infração e tampouco acionou o VAR para revisar o lance.
Valendo vaga para o mata-mata, a partida começou marcada pelo jogo perigoso de ambos os lados, resultando em alguns cartões amarelos. Aos 4 minutos, Echeverría recebeu uma cotovelada dentro da área do defensor canadense Moise Bombito mas o árbitro colombiano Wilmar Roldán não marcou a infração e tampouco acionou o VAR para revisar o lance.
Aos 20 minutos, o Chile conseguiu chegar com Victor Dávila, que recebeu cruzamento pela esquerda, matou no peito e tentou de voleio, mas a bola saiu pela linha de fundo do arqueiro Maxime Crepeau. Aos 22, Dávila voltou a assustar Crepeau ao chutar de fora da área, a bola passou raspando a trave, saindo pela linha de fundo mais uma vez.
Com 26 minutos de jogo, os chilenos ficaram com 1 homem a menos em campo, pois Gabriel Suazo cometeu falta em Richie Laryea. O atleta que já tinha cartão amarelo acabou indo para o vestiário mais cedo na partida. Aos 37, foi a vez do Canadá assustar com Jonathan David, que recebeu lançamento de Alphonso Davies e tentou encobrir o goleiro Gabriel Arias, mas a bola foi para fora e ambos os atletas acabaram se chocando, levando David ao chão. Devido ao choque e a queda, o canadense precisou ser atendido pela equipe médica, mas conseguiu retornar a partida.
Na etapa complementar a tensão continuava a pairar em campo, com entradas mais duras durante os desarmes e poucas jogadas efetivas de ataque. Aos 9 minutos, Marcos Bolados finalizou em direção a meta de Crepeau, que conseguiu defender sem grandes dificuldades. Com 28, a Roja voltou a atacar com Alexis Sanchez ao finalizar, teve sua chance salva por Crepeau que novamente voltou a aparecer bem na partida.
Os Canucks tiveram uma boa chance de matar a partida aos 37 minutos com Tajon Buchanan, que após boa troca de passes rondando a área adversária, saiu cara a cara com Gabriel Arias que conseguiu defender e evitar o gol canadense. O drama chileno aumentou quando no minuto 90 da partida, Tani Oluwaseyi abriu o placar para o Canadá, mas o VAR acusou a posição irregular do atacante. Nos acréscimos, os chilenos foram para o tudo ou nada em cobrança de escanteio, mas pararam na defesa dos canadenses, que conseguiram segurar o empate e a classificação.
O Canadá, como segundo colocado do Grupo A, vai a campo na sexta-feira, dia 5, às 22 horas, no AT&T Stadium, em Arlington, contra o líder do Grupo B, que ainda será definido. Já o Chile deu adeus à competição e volta suas atenções em busca de uma vaga na Copa do Mundo.
0 comentários:
Postar um comentário