Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
Paolo Cesare Maldini, ex-defensor renomado do futebol italiano e um dos maiores ídolos da história do Milan, está completando 56 anos de idade neste quarta-feira, dia 26 de junho de 2024. Ao longo de sua carreira, o atleta teve o previlégio de disputar quatro edições de Copa do Mundo entre a década de 90 e o começo dos Anos 2000.
Em 90, ano de sua primeira convocação para Mundiais, Paolo já estava jogando em altissimo nível com a camisa Rossonera, clube onde se profissionalizou em 84. Naquela edição, na qual a Itália foi a anfitriã, a Azzurra ficou na terceira colocação, perdendo na semifinal para a Argentina de Maradona.
Quatro anos depois, o zagueiro a sua segunda Copa, sediada nos Estados Unidos. Desta vez, Maldini e seus compatriotas chegaram a grande decisão, mas acabaram ficando com o vice-campeonato após a cobrança desperdiçada por Roberto Baggio, perdendo o título para o Brasil..
Em 98, mesmo mesmo não vindo de uma boa temporada com o Milan, recebeu mais uma chance de representar a Seleção Italiana. Treinado por Cesare Maldini, seu pai, ajudou a Squadra a chegar às quartas de final, mas foi despachado pelos franceses, donos da casa, nos pênaltis.
Sua última Copa do Mundo foi em 2002. Logo após a eliminação da Itália para a Coreia do Sul, uma das anfitriãs daquela edição, em um jogo pra lá de polêmico, nas oitavas de final. Depois, Maldini anunciou a aposentadoria da Seleção.
Alguns anos mais tarde, chegou a receber convites para voltar a seleção e disputar o Mundial de 2006, mas optou por recusar. Afinal, o jogador preferiu se preservar fisicamente durante as Datas Fifa. E a Copa de 2006 foi justamente quando a Itália voltou a ser campeã.
0 comentários:
Postar um comentário