Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
Paulo Victor Barbosa de Carvalho, ex-goleiro popularmente conhecido apenas como Paulo Victor, completa 67 anos de idade nesta sexta-feira, dia 7 de junho de 2024. No decorrer de sua vitoriosa carreira como profissional, o arqueiro escreveu uma linda história vestindo a camisa do Fluminense durante a década de 80.
Vindo do Vitória-ES, o guarda-redes paraense, que tinha como marca registrada o uniforme em tom azul, chegou ao Tricolor das Laranjeiras em 81.
Entretanto, foi a partir do seu terceiro ano, que começou a sua caminhada vencedora pelo clube carioca.
Se sagrou tricampeão estadual em 83, 84 e 85 e do brasileiro de 84, sendo que neste último, sofreu apenas 12 gols em 24 jogos. Com isso, teve a média de tentos tomados mais baixa dentre todos goleiros do Flu em edições de campeonatos brasileiros.
Muito querido pela torcida, o goleiro jogou ao lado jogadores como o lateral direito Aldo, os zagueiros Ricardo Gomes, Vica e Duílio, o lateral esquerdo Branco, os meias Romerito, Jandir, Delei, Renê e Assis, e também dos atacantes Paulinho Carioca, Tato e Washington. Sua longevidade no clube o tornou o segundo arqueiro que mais jogou pelo clube, ficando atrás apenas do lendário Castilho.
Seu excelente aproveitamento no gol tricolor o levou a disputar oito jogos pela Seleção Brasileira, e pouco depois, ser convocado para à Copa do Mundo de 86, para ser o reserva de Carlos.
Após passar pelo Fluminense entre 81 e 88, o goleiro ainda defendeu clubes como América-RJ, Coritiba, Sport, São José-SP, Grêmio Maringá, Remo e Paysandu. Anunciou a aposentadoria em 94, quando atuou pelo Volta Redonda.
0 comentários:
Postar um comentário