A trajetória de Belletti pelo São Paulo

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Belletti atuou pelo Tricolor entre 96 e 2002

Juliano Haus Belletti, ex-lateral direito e volante popularmente conhecido apenas como Belletti, completa 48 anos de idade nesta quinta-feira, dia 20 de junho de 2024. No decorrer de sua carreira como profissional, o atleta teve uma passagem pelo São Paulo entre a segunda metade da década de 90 e o começo dos Anos 2000.

Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, chegou ao Tricolor no mês de março de 96, encomendado por ninguém menos do que Telê Santana. Na época, quando ainda atuava como volante e se firmou como um dos principais jogadores da posição no país, foi envolvido em uma troca entre Belletti e Serginho, do Cabuloso, por Gilmar, Vítor, Donizete, Aílton e Palhinha, da equipe do Morumbi. 

Em toda a temporada de 98, Belletti jogou apenas quatro partidas, já que teve de ficar onze meses afastado por conta de uma grave contusão no púbis. Neste período, foi submetido à duas cirurgias, já que na primeira delas ocorreu um erro médico.

Em janeiro de 2000, depois de atuar pelo Galo entre o fim de abril e fim de 99, retornou ao Morumbi após conversar com Levir Culpi antes da estreia do clube no Torneio Rio-São Paulo e se ofereceu a ajudar o treinador. Afinal, o comandante precisava de um lateral-direito para o jogo. 

A partir dali, teve um ótimo desempenho e optou por continuar atuando no setor defensivo. Seis meses depois, recebeu a sua primeira oportunidade na Seleção Brasileira, comandada por Vanderlei Luxemburgo na época. 

Continuou atuando em alto nível na posição jogando pelo clube paulistano e foi convocado pelo técnico Luiz Felipe Scolari. Disputou as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002 e depois esteve no grupo campeão naquele, sendo reserva imediato de Cafu, capitão da Amarelinha. Pouco depois do pentacampeonato, Belletti se transferiu para o Villarreal.


De acordo com o site ogol.com, Belletti disputou 207 partidas e fez 15 gols com a camisa são paulina. Conquistou a Copa dos Campeões Mundiais em 1996, os Campeonatos Paulistas de 1998 e 2000, e também o Torneio Rio–São Paulo em 2001.

Na sequência de sua jornada, ainda atuou em clubes gigantes do futebol. De 2004 a 2007, esteve no Barcelona, onde marcou gol decisivo em final de Liga dos Campeões, e entre 2007 e 2010, defendeu o Chelsea. Para se aposentar, voltou ao Brasil, onde jogou no Fluminense de 2010 a 2011.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações