A passagem de Kléberson pelo Manchester United

Por Fabio Rocha

Kléberson sendo apresentado junto com Cristiano Ronaldo

José Kléberson Pereira, mais conhecido apenas como Kléberson, foi um bom meio-campista, campeão mundial pela seleção brasileira em 2002 e com passagens por grandes clubes nacionais e internacionais. Em 2003, ele foi contratado pelo Manchester United e chegou com muita expectativa, mas acabou vivendo altos e baixos. 

O jogador nasceu em Uraí, no Paraná, no dia 19 de junho de 1979, e começou sua carreira na base do PSTC, um clube de Londrina, mas logo na sequência foi para às categorias de base do Athletico Paranaense em 1998. 

Depois de um ano atuando na base, o jogador foi chamado pela comissão técnica para integrar a equipe profissional. Kléberson era um jogador multifuncional, conseguia atuar em diversas posições, tanto que chegou a jogar como lateral, volante, meio-campista e, até mesmo, atacante. 

Pelo Furacão, o meio-campista conquistou o tricampeonato paranaense (2000, 2001 e 2002) e o Campeonato Brasileiro de 2001, quando ele foi um dos grandes destaques da equipe e recebeu a Bola de Prata da Revista Placar como um dos melhores meias do campeonato. 

Com as grandes atuações no Brasileirão, o jogador foi convocado para a seleção brasileiro e fez parte do elenco campeão do mundo, sendo muito importante na fase final. 

Após o título e a ótima competição mundial, a equipe do Athletico queria vender o jogador rapidamente por 15 milhões de dólares, porém nenhum time chegou a esse valor e ele acabou continuando no clube. Em janeiro de 2003, algumas equipes tentaram comprar o jogador, mas a diretoria recusou a proposta do Leeds e do Newcastle. 

Após várias tentativas de negociação com o futebol europeu, no meio do ano de 2023, o jovem se acertou com o Manchester United, tornando-se o primeiro brasileiro a ser contratado pelo clube. O técnico Alex Ferguson pediu por Kléberson na procura por um substituto para o argentino Juan Sebastián Verón,[5] que havia saído para o Chelsea.

A sua apresentação aconteceu no dia 13 de agosto de 2003, juntamente com uma promessa do futebol mundial, que era o Cristiano Ronaldo, que havia sido comprado do Sporting.


O meio-campista chegou com muita expectativa na equipe e dividiu o quarto com o Cristiano Ronaldo, por causa da facilidade do idioma. Mas os dois acabaram tendo momentos muito distinto pelo clube inglês. 

Kléberson não se adaptou muito bem e não conseguiu se firmar na equipe titular, viveu momento de altos e baixos. Além disso, ficou marcando por conta das diversas lesões que teve no período que esteve no clube, ficando muito tempo no departamento médico. 

A sua passagem pelo clube acabou sendo frustrante, pois o meio-campista atuou em apenas 30 jogos e ficou muito tempo afastado do campo por conta das lesões. Em 2005, após voltar de mais uma lesão, percebeu que não teria espaço na equipe e acabou pedindo para ser negociado. 

O jogador acabou saindo do Manchester United e foi vendido para o Besiktas, da Turquia.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações