Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo
José Chamot no início de carreira
José Antonio Chamot Picart foi um bom zagueiro argentino, tendo passagens por grandes times do futebol europeu após chegar ‘desconhecido’ ao continente. O seu início de carreira foi no Rosário Central, conseguindo obter muito destaque e tendo uma forte solidez.
O jogador nasceu em Concepción del Uruguay, na Argentina, no dia 17 de maio de 1969, e começou a sua carreira profissional no Rosário Central. Chamot era forte fisicamente e alto, tendo muita vantagem sobre os adversários desde a base, e isso o fez ganhar muito destaque.
A sua primeira temporada pelo clube foi em 1988, mas por conta de ser muito novo, acabou demorando parar ganhar seu espaço. Porém, conseguiu entrar em algumas partidas e foi importante, dando mais solidez defensiva ao time, mostrando que tinha potencial para ser o titular.
Foram 19 partidas em seu primeiro ano na equipe principal, ganhando muito destaque perante a comissão técnica e sendo cotado para ser titular na temporada seguinte.
Aconteceu como todos imaginavam, o jogador iniciou a temporada 1989 como titular da equipe. Chamot foi conseguindo cada vez mais ganhar destaque e se tornar um pilar do time, sendo importantíssimo na imposição física e nas bolas aéreas.
O zagueiro foi importante durante todo o ano e atuou em 29 partidas e marcou 3 gols, os seus primeiros no profissional. Com o seu destaque, começou a ficar na mira de alguns times menores da Europa, mas que seria uma ótima porta de entrada.
Em 1990 ele iniciou a temporada ainda atuando pelo Rosário, mas acabou deixando a equipe após 10 jogos no Campeonato Argentino, pois acabou sendo negociado com o Pisa, da Itália.
O Pisa foi muito importante para o atleta se adaptar ao futebol europeu e chegar em outros clubes grandes. Chamot rodou por grandes times, como Milan e Atlético de Madrid e Lazio.
Depois de 14 anos no futebol europeu, o jogador, já em fase final de carreira e sofrendo com algumas lesões, acabou retornando a argentina, para novamente atuar no Rosário Central.
Chamot retornou ao clube em meados de 2004, mas acabou atuando pouquíssimas vezes, tornou-se mais um líder dentro do vestiário. O zagueiro ficou praticamente duas temporadas no clube e acabou encerrando a sua carreira em 2006, depois de atuar apenas 4 vezes nessa segunda passagem.
Ao todo pelo Rosário Central foram 62 jogos e 3 gols, sendo muito importante durante a sua primeira passagem. Após encerrar sua carreira, Chamot começou a estudar e tornou-se auxiliar técnico do Rosário em 2009.
Porém, como auxiliar não teve o mesmo sucesso do que como jogador. Foram três passagens ao todo como auxiliar, em 2009, 2017 e 2018, em sua última chegou até a assumir o time interinamente, mas por pouquíssimos jogos.
0 comentários:
Postar um comentário