Menotti ainda trabalhava com a AFA
O futebol perdeu um dos seus gigantes. Aos 85 anos, faleceu neste domingo, dia 5 de maio, o ex-treinador argentino César Luis Menotti, comandante do time campeão da Copa do Mundo de 1978 com a Albiceleste. Um dos maiores nomes do esporte na América do Sul, Menotti era fã declarado de Pelé e teve também uma grande carreira como centro-avante, além de algumas passagens interessantes em sua trajetória como treinador (além da Seleção Argentina).
A causa da morte não foi revelada. Menotti, porém, foi internado desde o fim de março devido a um grave caso de anemia, segundo a imprensa argentina, mas havia recebido alta no dia 11 de abril. O ex-treinador era, atualmente, o Diretor de Seleções da Argentina.
"A Associação do Futebol Argentino lamenta informar com enorme tristeza o falecimento de César Luis Menotti, atual Diretor de Seleções Nacionais da ASA e ex-treinador campeão do mundo pela Argentina", comunicou a AFA.
Menotti passou como jogador por clubes como Boca Juniors, Rosário Central e Santos. Centro-avante, ficou conhecido como El Flaco e pendurou as chuteiras em 1969, jogando no Juventus da Mooca, de São Paulo. Fazia parte do elenco campeão do Paulistão e do Robertão de 1968 no Santos, onde não se destacou muito.
Como treinador, além da Argentina, se destacaram suas passagens pelo Lanús, onde foi campeão argentino e pelo Barcelona, onde fez o doblete de títulos com a Copa do Rei e a La Liga. Seu último clube foi o Tecos, do México, em 2007. Criou um estilo de jogo que tinha muitos adeptos, chamado de Menottismo, que consistia, a exemplo da escola argentina, na intensa circulação da bola.
0 comentários:
Postar um comentário