Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
O ex-atacante italiano Luca Toni, tetra campeão mundial com a Seleção Italiana em 2006, comemora o seu 47 aniversário neste domingo, dia 26 de maio de 2024. Ao longo de sua trajetória como atleta profissional, o avançado teve uma passagem de duas temporadas pela equipe do Palermo no começo dos Anos 2000.
Sua chegada o clube Rosanero aconteceu em 2003, quando tinha apenas 26 anos. Naquela época, o artilheiro, que pouco tempo antes passou a ter sua carreira gerida por Maurizio Zamparini, um polêmico empresário, havia atraído o interesse da diretoria do time siciliano. Em meados de 2003, o atacante foi contratado como uma das grandes apostas do clube para conquistar o acesso de volta à Serie A.
O artilheiro não decepcionou e ajudou a equipe rosa e preta a conquistar o título da segundona italiana contribuindo com 30 gols marcados em 45 embates disputados. Detalhe é que este recorde ainda não foi batido por nenhum outro jogador que passou pelo clube até os dias atuais.
Seus excelentes números ao longo da Serie B fizeram com que Luca passasse a ser visto com bons olhos por Marcello Lippi, que treinava a Seleção da Itália. Começou a sua trajetória pela Azzurra a partir do dia 18 de agosto de 2004, disputando um amistoso seguido por um jogo de Eliminatórias da Copa do Mundo de 2006.
Na temporada 04/05, seguiu com a pontaria afiada e terminou o Campeonato Italiano tendo balançado as redes em 20 ocasiões. Estes gols foram o suficiente para que o atleta fosse peça chave para que o time siciliano conseguisse se classificar para uma edição de Copa da Uefa pela primeira vez na sua história.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg4ojbl7cmLmNQLO4WmQoCQXLiaXakghEIRNLWToPqYfBTBDCTctNnFTKCAY7_6zrKItel9Ocba8FhSvbT5cb6hKBM5wR-P86rSXhtHOmwQ0qyqHFxz2P4cCUGDBngK9tjfUmfYkVRotYaaWga1WvQZsE1C0xbSM3uCgM-lhWGMXAWCUn-jPSXtUxc5a9Y/w640-h160/CLAUDIMIR%20copy.jpg)
O grande rendimento demonstrado em dois anos, fez com que o artilheiro italiano seguisse requisitado no mercado nacional. Antes do começo da temporada 05/06, Toni rumou à Fiorentina, que precisou desembolsar um valor de 10 milhões de euros para contratá-lo.
De acordo com o portal Calciopedia, Luca anotou um total de 51 gols em 83 jogos disputados com a camisa do Palermo. Mesmo com seu grande aproveitamento no time Rosanero, foi alvo de acusações de traição por parte da torcida.
0 comentários:
Postar um comentário