Há 40 anos, Johan Cruyff encerrava sua brilhante carreira vencendo e gol

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Último jogo oficial de Cruyff completa 40 anos

Há 40 anos, um dos maiores jogadores e personagens da história do esporte, Hendrik Johannes “Johan” Cruyff fazia sua última partida na carreira, depois de uma temporada brilhante. O atacante é considerado um dos maiores atletas e brilhou durante muitos anos, conquistando títulos e fazendo gols decisivos. 

O jogador nasceu em Amsterdã, nos Países Baixos, no dia 24 de março de 2016, e começou a sua carreira pelo Ajax. No clube holandês fez muita história, é considerado um dos maiores ídolos, se não, o maior, pois conquistou todos os títulos possíveis pelo clube. 

O jogador passou por diversos times em sua carreira, brilhando em todos, sendo muito decisivo e artilheiro. Depois do Ajax foi para o Barcelona, Los Angeles Aztecs, Washington Diplomats, Levante, novamente Washington Diplomats, e retornou ao Ajax em 1981. 

O seu retorno foi muito especial para o clube, pois o jogador já estava caminhando para a fase final da sua carreira. Cruijff foi se adaptando a cada momento e equipe, mas sempre sendo decisivo e importante, conquistando títulos por onde passou. 

Na sua volta para o Ajax não foi diferente, novamente o atacante conquistou títulos importantes. Porém, depois de duas temporadas, Cruijff acabou deixando a equipe após conquistar o segundo título seguido do campeonato holandês, por conta que a diretoria do clube não queria pagar o que ele estava pedindo e pela idade. 

Esse fato acabou mexendo muito com Cruijff, que acabou sendo contratado pelo Feyenoord, um dos maiores rivais do Ajax. O atacante queria dar a volta por cima depois do ocorrido e chegou muito bem a equipe, fazendo uma grande parceria com o jovem Ruud Gullit. 

A parceria deu muito tempo e a equipe voltou a atuar muito bem, coisa que não acontecia na década de 1980. O clube estava sem ganhar alguns anos, mas com a chegada de Cruijff em 1983, as coisas mudaram, e o time voltou a ser protagonista.

Foi uma grande temporada de toda equipe, mas em especial para Cruijff, que conseguiu se despedir dos gramados em alto nível. O time conquistou a Eredivisie, pelo terceiro ano consecutivo o atacante levantava o troféu, e também a Copa dos Países Baixos. 


Os títulos ficaram marcado na história e muitos colocaram como uma vingança do atacante. Cruijff foi extremamente decisivo nas duas conquistas, mostrando que ainda tinha potencial e que o Ajax acabou perdendo deixando o atleta livre no mercado. 

O seu último jogo de sua carreira ocorreu em 13 de maio de 1984, contra o PEC Zwolle, pela Eradivisie. A equipe venceu por 2 a 1, com Cruijff sendo novamente importante marcando um gol naquela partida, encerrando com muito brilhantismo a sua belíssima carreira. 

O feito do atacante naquela temporada foi muito grande, pois esses dois títulos foram os únicos da década de 1980 da equipe. Pelo clube, Cruijff fez 44 jogos e marcou 13 gols.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações