Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Iván de la Peña em ação pelo Barcelona
Iván de la Peña, conhecido simplesmente como de la Peña, foi um bom meio-campista espanhol, com passagens por grandes times das principais ligas da Europa. O jogador teve um começo de carreira muito bom, sendo destaque do Barcelona.
O jogador nasceu em Santander, na Espanha, no dia 6 de maio de 1976, e começou a sua carreira na base do Racing Santander, time de sua cidade natal.
Em 1991 foi levado a base do Barcelona, e começou a se desenvolver melhor. O meio-campista tinha muito talento, com um passe vertical e muita inteligência tática.
Aos 17 anos, foi para o Barcelona B, onde poderia atuar no profissional e com times mais fraco tecnicamente, podendo se desenvolver cada vez mais. Com as boas atuações começou a chamar a atenção de todos e mostrava uma evolução a cada jogo.
Após duas temporadas atuando no Barcelona B, o jogador foi para a equipe principal, em 1995. Rapidamente mostrou seu talento e a cada jogo ia ganhando mais minutos dentro de campo, e sendo sempre importante. As boas atuações o fizeram ganhar moral perante a todos, e começou a ser muito utilizado durante a temporada.
Com um ótimo desempenho, foi destaque do Barcelona, e foi eleito a revelação da La Liga (1995-96). No ano seguinte manteve as boas atuações e ajudou o clube a conquistar o título da Supercopa da Espanha, da Recopa Europeia e a Copa da Espanha.
A equipe estava em uma boa fase, e o jogador estava conseguindo se destacar, mas pela idade, ainda oscilava muito em alguns jogos. Na temporada seguinte acabou perdendo um pouco de espaço, mas também foi importante na conquista da Supercopa Europeia e da La Liga.
Ao final da temporada, o meio-campista acabou sendo negociado com a Lazio, da Itália. Porém, na equipe não foi muito aproveitado, e acabou sendo emprestado rapidamente.
Logo quando retornou novamente a Itália, o jogador foi novamente emprestado, dessa vez para o Barcelona. O meia chegou a Espanha em 2000, mas acabou atuando pouquíssimas vezes, não estando nas suas melhores fases.
Ao final da temporada deixou o clube e retornou a Lazio, e essa foi a sua última passagem pelo Barcelona. Ao todo pelo time principal do Barcelona foram 117 jogos e 14 gols, além dos 5 títulos.
0 comentários:
Postar um comentário