Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Alex Dias com a camisa do Goiás
Alex Dias de Almeida foi um bom atacante brasileiro, com passagens por diversos clubes grandes nacionais. O seu início de carreira foi muito bom, tanto que chegou a ser contratado pelo futebol europeu, mas acabou não dando certo e foi atuar no Goiás, onde voltou a atuar em alto nível.
O jogador nasceu em Rio Brilhante, no Mato Grosso do Sul, no dia 26 de maio de 1972, e começou a sua carreira na base do Remo. Foi pelo clube de Belém que estreou no profissional em 1991, mas não teve um início de muitas oportunidades, foi ganhando minutos com o tempo.
As suas duas primeiras temporadas foram de poucas oportunidades, mas a partir de 1993 começou a atuar mais e ganhar mais destaque. Teve dois ano de alto nível pelo Remo, chamando a atenção de alguns clubes, e acabou sendo negociado com o Boa Vista, de Portugal no final de 1994.
Era uma ótima oportunidade para ganhar destaque no futebol europeu e ter chances em outros grandes clubes, porém, a distância e a saudades da família foram fatores determinantes para sua adaptação ruim.
Ele teve uma temporada bem abaixo do esperado, mas até ia continuar na equipe, porém, veio passsar a férias com a família e acabou decidindo não voltar a Europa, e foi negociado com o Goiás.
Pelo Verdão da Serra adquiriu novamente sua confiança e voltou a jogar em alto nível, mostrando que tinha potencial para alcançar coisas maiores. Era um atacante rápido e que gerava muito perigo ofensivamente, sempre chegando com muita velocidade no terço final do campo.
Viveu três temporadas de alto nível, atuando muito bem e ajudou a equipe na conquista do tetracampeonato goiano, vencido em 1996, 1997, 1998 e 1999. Foram títulos importantíssimos, numa sequência muito boa, e por isso acabou novamente chamando a atenção de clubes europeus.

Em 1999 foi negociado com o Saint-Étienne, da França, fechando seu ciclo no Goiás com 73 jogos e 18 gols. Porém, depois de passar pelo futebol francês, retornou ao Brasil, onde atuou pelo Cruzeiro e acabou voltando para o Goiás em 2004.
O atacante fez a grande temporada e acabou sendo vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro, marcando 22 gols. O seu bom ano acabou lhe rendendo a contratação pelo Vasco da Gama.
Alex passou por alguns times até retornar ao Goiás em 2008, mas já em um momento de baixa, não conseguindo mostrar um bom futebol. O seu rendimento decepcionou muito e ele teve seu contrato rescindido antes mesmo do fim da temporada.
0 comentários:
Postar um comentário