Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Figueroa, em seu início de carreira, com Menotti
Luciano Gabriel Figueroa Herrera, conhecido simplesmente como Luciano Figueroa, foi um bom atacante argentino, com passagens por grandes times nacionais e chegou a atuar no futebol europeu. Iniciou sua carreira pelo Rosário Central, conseguindo muito destaque e fazendo muitos gols.
O jogador nasceu em Santa Fé, na Argentina, no dia 19 de maio de 1981, e começou a sua carreira aos 20 anos, em 2001, quando estreou pelo profissional do Rosário Central. A equipe não brigava muitos por títulos, ficava sempre no meio da tabela e fazendo temporadas medianas. Porém, o jovem atacante agregou no time e começou a ter muito destaque, fazendo gols importantes e fazendo o clube melhorar durante os jogos.
Rapidamente se adaptou no profissional e em sua primeira temporada no profissional já foi destaque da equipe e um dos melhores jovens da Argentina. Com o passar dos jogos ganhava mais experiência e ia melhorando mais ainda, tanto que começou a ser chamado de “Matador”.
Em sua segunda temporada, Figueroa foi melhor ainda, tendo um desempenho superior. Com o seu bom desenvolvimento, o atacante foi chamando a atenção de alguns clubes e seria difícil segurar o atleta para o ano seguinte, pois começou a receber boas propostas.
No último jogo pelo clube, o jogador marcou cinco gols no Boca Juniors, fazendo uma atuação de gala. Logo após o fim da temporada, Figueroa foi negociado com o Birmingham City, da Inglaterra. Nessa sua primeira passagem pelo clube foram 57 jogos e 35 gols. O atacante rodou por alguns clubes da Europa e depois retornou ao futebol argentino, atuando pelo River Plate e Boca Juniors.
Em 2009, o jogador retornou ao Rosário Central após sua passagem pelo Boca. Voltou com muito reconhecimento da torcida e ainda tendo boas atuações, mas sofrendo com algumas lesões, que o tiraram de alguns jogos e tendo pouca sequência durante a temporada.
Mas no jogos que esteve presente foi muito importante, fazendo boas partidas, porém não estava conseguindo ser tão decisivo quanto na primeira passagem. Figueroa acabou ficando duas temporadas no clube e atuou em 36 jogos e marcou 12 gols.
0 comentários:
Postar um comentário