Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Lionel Scaloni quando defendia o Deportivo La Coruña
Lionel Sebastián Scaloni, atualmente um dos melhores técnicos do mundo, teve uma boa carreira como lateral-direito, atuando por algumas equipes europeias. O seu melhor momento ocorreu no Deportivo La Corunã, ficando sete temporadas no clube e conquistando três títulos nacionais.
O jogador nasceu em Rosário, na Argentina, no dia 16 de maio de 1978, e começou a atuar na base do Newell”s Old Boys. Alguns anos depois, subiu para o profissional da equipe, estrando em 1995, aos 17 anos.
Rapidamente ganhou destaque na equipe e na temporada seguinte foi contratado pelo Estudiantes. Scaloni se mostrava ser muito promissor, sendo bom defensivamente e ofensivamente, fazendo grandes jogos e se destacando no futebol argentino.
Ao final do ano de 1997, acabou sendo negociado com o futebol europeu, acabou sendo contratado pelo Deportivo La Coruña. Pela equipe espanhola fez sua estreia no dia 4 de janeiro de 1998, conseguindo fazer um bom jogo e mostrando ter potencial.
Sua adaptação foi bem tranquila, conseguiu chegar muito bem e rapidamente ganhou a vaga no time titular. Suas atuações eram muito regulares, sendo em um bom nível e sendo uma válvula de escape da equipe pelo lado direito, se apresentando muito bem ao ataque.
Na temporada de 1999, a equipe foi muito bem, todo mundo conseguiu ter um grande desempenho e o time conseguiu conquistar a La Liga, desbravando o Real Madrid e Barcelona. No ano seguinte, Deportivo acabou mantendo as boas atuações, brigou por títulos, mas acabou não conquistando nenhum.
Porém, na temporada seguinte a equipe conquistou a Copa do Rei (2001-02) outro título importante nacional, mostrando o bom momento do clube na Espanha. Para corar a conquista, em 2002, o clube venceu a Supercopa da Espanha.
Só que esse acabou sendo o último título do jogador pelo clube, pois a equipe acabou caindo de desempenho nas temporadas seguintes e não levantou mais nenhum troféu.
A partir de 2004, o jogador acabou perdendo um pouco de espaço na equipe e, por isso, acabou sendo emprestado no ano seguinte para o West Ham. Ficou uma temporada no clube, e logo retornou, mas a equipe do Deportivo La Coruña já não contava mais com o atleta.
Em 2006, Scaloni acabou sendo negociado em definitivo com o Racing Santander. Pelo Deportivo, o lateral deixou o clube como um dos grandes ídolos, atuando em 371 jogos e marcando 22 gols, conquistando três títulos importantes.
0 comentários:
Postar um comentário