Foto: Arquivo
Claudio Duarte jogando no Inter
Diversos jogadores fizeram história com um clube apenas em sua carreira, com alguns casos indo além da carreira de jogador e realmente tendo uma vida quase inteira dedicada a uma única instituição. Apesar de ter passado por diversos outros clubes ao longo da trajetória como treinador, o ex-lateral Cláudio Duarte teve uma vida quase inteira dedicada ao Internacional, único clube no qual jogou em sua carreira como atleta.
Nascido em 9 de maio de 1951, Cláudio surgiu para o futebol nas divisões de futebol do Colorado, de onde atuou desde muito jovem até subir ao time profissional em 1969. A partir daí, passou a mostrar um grande talento na lateral direita, o que o levou a ser uma das principais revelações do futebol brasileiro na época. Conhecido como Claudião, caiu rapidamente nas graças do torcedor colorado.
Se firma na equipe a partir do ano de 1972 e a partir daí se torna titular do Inter, sendo um dos principais jogadores da equipe ao longo daqueles anos. Já havia feito parte do elenco em alguns dos títulos gaúchos conquistados até ali, mas viveria seus grandes momentos como jogador do Inter nos anos seguintes, quando foi um dos destaques do time que conquistou o bicampeonato do Brasileirão em 1975 e 1976.
Curiosamente, nessa parte da carreira, já sofria com as lesões que acabariam por encerrar precocemente sua trajetória dentro dos gramados. Atuou no time profissional até 1978, quando acabou pendurando as chuteiras devido a sequência que teve de lesões no joelho, que na época não eram curáveis como são nos dias de hoje. De jogador, se tornou treinador do Colorado, sendo campeão gaúcho em 1978 e nacional de forma invicta em 1979.
Ainda teve várias passagens pelo Inter (e por outros clubes) em sua carreira na beira do campo, que se estendeu até 2009. Em suas passagens pelo Colorado, foi cinco vezes campeão gaúcho no total, além do título brasileiro de 1979. Passou pelo clube também como coordenador técnico, no início dos anos 2000. Como jogador, atuou em 101 partidas, marcando três gols.
0 comentários:
Postar um comentário