Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Wendel quando defendia o Cruzeiro
Wendel Geraldo Maurício e Silva, conhecido simplesmente como Wendel, foi um bom volante, tendo passagens por grandes times nacionais e até mesmo chegou a jogar no futebol europeu. O jogador foi revelado no Cruzeiro e teve um começo de carreira vitorioso pela Raposa, conquistando grandes títulos.
O jogador nasceu em Mariana, Minas Gerais, no dia 8 de abril de 1982, e começou a sua carreira na base de alguns clubes pequeno do estado. Porém, em 1998 chamou a atenção dos olheiros do Cruzeiro, que o levaram para o clube.
Rapidamente conseguiu se destacar, mostrando ter um grande potencial no meio-campo, além de chegar muito bem no ataque, sendo um elemento surpresa. Depois de dois anos na categoria de base do clube, Wendel subiu para o profissional em 2000.
Logo em seu primeiro ano não teve muitas oportunidades, mas participou do elenco campeão da Copa do Brasil, seu primeiro título como profissional. Ainda muito jovem, demorou para ganhar sequência de jogo, ficava entrando muito no decorrer de alguns jogos esporádicos.
Em 2001 e 2002 estava no elenco campeão da Copa Sul-Minas, mas ainda sem muitas participações. A partir de 2003 começou a ter mais oportunidades com Luxemburgo, que fez aquele time ter uma grande temporada, conquistando a “Tríplice Coroa”.
A equipe conquistou o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, uma temporada perfeita para o clube. Em 2004, já atuando muito mais e sendo importante, o jogador conquistou o Campeonato Mineiro Novamente.
Já em 2005, o jogador acabou sendo emprestado ao Nacional de Madeira, de Portugal, sua primeira oportunidade na Europa. Porém, ficou apenas um semestre e retornou ao Brasil, quando novamente foi emprestado, dessa vez para o Santos.
Wendel foi muito bem no Santos, ajudou o clube na conquista do título Paulista de 2006, e acabou chamando a atenção de clubes europeus. No meio daquele ano, o Bordeaux acertou sua compra com o Cruzeiro e o jogador foi para o futebol francês.
Pelo Cruzeiro, o volante fez 87 jogos e marcou quatro gols, além de conquistar títulos importantes pela Raposa.
0 comentários:
Postar um comentário