Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Van Bommel no início de carreira
Mark Peter Gertruda Andreas van Bommel foi um bom volante holandês, porém tinha fama de ser um jogo sujo e violento, pois teve muitas expulsões ao longo da carreira por entradas duras. O jogador passou por gigantes do futebol europeu, e começou a sua carreira no Fortuna Sittard.
O jogador nasceu em Maasbracht, nos Países Baixos, no dia 22 de abril de 1977, e começou a atuar na base do RKVV Maasbrach, clube da sua cidade natal. Chegou ao clube em 1985, e teve todo seu processo de desenvolvimento na equipe amadora.
Com 16 anos foi levado a equipe do Fortuna Sittard, um time da segunda divisão do futebol holandês. Em 1993, estreou como profissional, mostrando ter muito potencial para se desenvolver e tinha talento para chegar em grandes clubes.
Rapidamente ganhou seu espaço e tomou conta do meio-campo, mostrando que mesmo com a pouca idade tinha muita noção de jogo. Logo na sua segunda temporada no profissional, foi muito importante para a equipe na conquista da Eerste Divisie, que é a segunda divisão do campeonato holandês.
Porém, essa foi a única conquista do jogador pelo clube, até porque o time brigava na parte de baixo da tabela. Mesmo com uma equipe tecnicamente fraca, o volante conseguia se sobressair e mostrava ter muito potencial, dominando sempre o meio-campo.
Van Bommel era muito forte na marcação, as vezes até demais, o que fez ele ter uma fama ruim, por conta de algumas entradas violentas, que o geraram o cartão vermelho.
Mesmo assim, o seu talento impressionava e começou a chamar de grandes times. Depois de algumas temporadas no clube, o jogador acabou sendo contratado em 1999 pelo PSV, uma das maiores equipes do futebol holandês. Pelo Fortuna Sittard foram 153 jogos e 13 gols, durante 6 temporadas pelo clube.
0 comentários:
Postar um comentário