Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
O Flamengo campeão brasileiro de 1982
Há 42 anos, o Flamengo conquistava o Campeonato Brasileiro de 1982, o segundo em sua história. Com uma equipe fantástica, que era comandada pelo craque Zico, fez uma campanha muito sólida, se mostrando favorita do começo ao fim da competição.
O Rubro-Negra que vinha dos títulos da Libertadores e Mundial, no ano anterior, estava mais forte ainda para a temporada de 1982, e mostrou dentro de campo o porquê de ter um time tão vitorioso naquele momento.
A competição ocorreu em três fases, a primeira foram oito grupos com cinco times em cada, que se enfrentavam em turno e turno, os três primeiros passavam direto e os quartos colocados iam para a repescagem; na segunda fase, os 24 clubes que passaram, mais os quatro da repescagem e mais quatro primeiros colocados da Taça de Prata, foram divididos em oito grupos com quatro clubes em casa; os dois primeiros colocados de cada grupo passavam para a fase eliminatória.
O Flamengo fez uma campanha praticamente perfeita, tendo muita solidez e controle na competição. Durante as duas primeiras fases, a equipe perdeu apenas um jogo, sendo líder geral na classificação, o possibilitando ter a vantagem do empate na fase eliminatória.
Com a vantagem para a última fase, o Flamengo era considerado o favorito para a conquista da competição, por causa do seu forte elenco, com muitas estrelas, e também sua vantagem do empate.
Nas oitavas de finais a equipe enfrentou o Sport, a primeira partida o time venceu fora de casa por 2 a 0, mas no jogo de volta acabou sendo derrotado por 2 a 1, mas o empate no agregado deu a classificação ao Flamengo. Essa foi a segunda e última derrota do rubro-negro na competição.
O time avançou para as quartas de finais, e enfrentou o Santos. O primeiro jogo, novamente fora de casa, o Flamengo venceu por 2 a 1, e em casa segurou o empate em 1 a 1, classificando para a semifinal.
Com boas e seguras atuações, o clube foi se fortificando a cada fase. NA semifinal a equipe jogou contra o Guarani, e conseguiu vencer as duas partidas, o primeiro foi por 2 a 1 e o segundo por 3 a 2, passando para a grande decisão.
Na final a equipe enfrentou um dos times mais fortes da competição, que também vinha fazendo um bom campeonato, que foi o Grêmio. A decisão foi muito equilibrada, no primeiro jogo, que ocorreu no Maracanã, as equipes ficaram no empate em 1 a 1, com gol de Zico, pelo Flamengo, e Tonho, para o lado gaúcho.
O segundo jogo ocorreu no Estádio Olímpico, onde o Grêmio era muito forte, e dependia apenas de uma vitória para conquistar o título. Porém, o jogo foi muito duro e as duas equipes ficaram mais uma vez no empate, dessa vez sem gol. E na decisão, não havia a vantagem do empate ao Rubro-Negro, apenas no terceiro jogo, caso ficasse novamente o placar igual.
O terceiro e decisivo jogo, novamente aconteceu no Estádio Olímpico, para mais de 62 mil pessoas, que presenciaram Nunes abrindo o placar aos 10 minutos, e marcando o único gol da partida. O Flamengo com a vitória simples ficou com o título do Campeonato Brasileiro.
O elenco era formado por Raul, Leandro, Marinho, Figueiredo, Júnior, Andrade, Adílio, Zico, Tita, Nunes, Lico, Cantareli, Antunes, Vitor, Popéia, Reinaldo II, comandados por Paulo César Carpegiani.
0 comentários:
Postar um comentário