Por Lucas Paes, Diego Dantas, Fabio Rocha, Ricardo Pilotto, Emerson Gomes, Felipe Roque e Victor de Andrade
Foto: Lucas Figueiredo / CBF
Troféu da Série B
Tudo pronto para o início do Campeonato Brasileiro da Série B de 2024. A bola rola na primeira rodada do certame a partir desta sexta-feira, dia 19 de abril. A competição terá 20 clubes brigando para ir à elite do futebol nacional e fugindo do rebaixamento para a Série C. Confira os participantes.
AMAZONAS FUTEBOL CLUBE
Manaus-AM
Para a sua estreia na Série B, o Amazonas conta com o experiente treinador Adilson Batista, contratado após a perda do título estadual para o rival Manaus. O clube é jovem, mas possui boa capacidade de investimento, que atraiu atletas experientes como os atacantes Jô e Sassá. A equipe ainda tem tentado se reforçar com atletas que se destacaram nos estaduais pelo Brasil. O objetivo deve ser modesto para este primeiro ano, mas o projeto parece alçar vôos mais altos.
AMÉRICA FUTEBOL CLUBE
Belo Horizonte-MG
O Coelho entra na Série B como um dos maiores favoritos ao acesso. Treinado pelo jovem treinador que é uma espécie de sensação do futebol mineiro Cauan Almeida, o América fez grande campanha no Mineiro, vendendo caríssimo a eliminação nas semis para o campeão Galo e tem em seu elenco ótimos nomes, inclusive alguns que permaneceram da Série A passada, como o argentino Benítez. O time mineiro seria talvez o maior favorito ao título, não fosse o fato da Série B ter o Santos como integrante dela em 2024.
AVAÍ FUTEBOL CLUBE
Florianópolis-SC
Time tradicional na Série B, mas que nos últimos anos tem alternado entre presenças na elite do futebol brasileiro. Ano passado, o Avaí terminou a Série B na 13ª colocação, a cinco pontos de distância para o Sampaio Corrêa, 17º e primeiro rebaixado no ano passado. Este ano, o time de Florianópolis chegou à semifinal do Campeonato Catarinense, sendo eliminado pelo Criciúma. Tendo em vista o fraco desempenho na última temporada, o Avaí deve usar muito sua força dentro do Estádio da Ressacada para tentar se manter na Série B este ano, mas pelo que mostrou ano passado, o clube terá muito trabalho para fazer uma boa temporada.
BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE
Ribeirão Preto-SP
Depois de uma campanha não muito empolgante no Estadual mais forte do país, o Pantera da Mogiana é um dos sete representantes do futebol paulista na atual edição da Série B do Brasileirão deste ano. Buscando uma melhora para a sequência da temporada, o Tricolor foi ao mercado e se reforçou para fazer uma boa competição nacional. A estreia do clube de Ribeirão Preto está marcada para acontecer nesta sexta-feira, 19, às 19 horas, diante do América-MG, no Estádio Santa Cruz.
BRUSQUE FUTEBOL CLUBE
Brusque-SC
Vice-campeão da Série C, o Brusque está garantido na terceira vaga da Copa do Brasil e é finalista do Campeonato Catarinense, além de disputar a Série B em 2024. A equipe de Santa Catarina renovou com grande maioria do seu elenco para manter a qualidade que garantiu vaga na segunda divisão nesta temporada.
CEARÁ SPORTING CLUB
Fortaleza-CE
Embalado pela conquista do campeonato estadual, o Vozão busca o retorno a elite após uma Série B irregular no ano passado oriunda de um rebaixamento da Série A em 2022. Para isto, Vagner Mancini conta com alguns reforços como o português Rafael Ramos para a lateral direita e Lucas Mugni para a criação no meio campo. Também vale destacar os ganeses Steven Nufour e Stanley Boateng, vindos da base, além da permanência de Fernando Miguel para o gol e o atacante Saulo Mineiro, que o clube ainda precisa quitar a dívida com o Yokohama FC do Japão.
ASSOCIAÇÃO CHAPECOENSE DE FUTEBOL
Chapecó-SC
Com um começo de ano conturbado, a Chapecoense tenta se firmar na temporada para brigar pelo acesso à primeira divisão do Brasileirão. A equipe lutou para não cair ano passado, escapando nas últimas rodadas, e para tentar alcançar objetivos maiores, trouxe reforços e trocou a comissão técnica em fevereiro, demitindo Claudinei Oliveira e trazendo Umberto Louzer. O time estreia na competição no sábado (20), às 15h30, contra o Ituano, na Arena Condá.
CORITIBA FOOTBALL CLUB
Curitiba-PR
Duas vezes campeão da Série B, assim como o América-MG e o Goiás, o Coritiba também não foi bem na primeira parte da temporada, caindo na semifinal do Paranaense para o Maringá. Porém, tem tradição e prestígio na competição. O fator casa é um dos maiores trunfos do time paranaense, sendo sempre um dos mais cotados ao título da divisão.
CLUBE DE REGATAS BRASIL - CRB
Maceió-AL
O clube chega ao certame nacional em ótimo momento, campeão estadual e semifinalista da Copa do Nordeste, os comandados de Daniel Paulista sonham com o acesso, para tal, a boa base do elenco que já se mantém desde o ano passado foi mantida, inclusive com o artilheiro Anselmo Ramon permanecendo após sondagens de equipes da Série A, e reforços como o lateral Jorge (ex-Palmeiras e Santos) chegam para dar ainda mais força a equipe.
GOIÁS ESPORTE CLUBE
Goiás-GO
O Goiás buscará na Série B uma redenção na temporada, uma vez que sofreu eliminações precoces tanto na Copa Verde quanto no campeonato estadual para os rivais Vila Nova e Goiânia respectivamente. O time ja até mudou de treinador na temporada: saiu Zé Ricardo e veio Márcio Zanardi em seu lugar e; para a segunda divisão, o clube conta a experiência de Tadeu, que está em sua sexta temporada defendendo a meta do Esmeraldino. Entre os atletas de linha, o clube vêm se reforçando com nomes conhecidos como o meia Régis ex-Palmeiras e Cruzeiro, vindo do Guarani, além de David Braz, vindo do Fluminense e Thiago Galhardo emprestado pelo Fortaleza, que deve fazer a frente ofensiva junto de Paulo Baya, artilheiro da equipe na temporada com 11 gols.
GUARANI FUTEBOL CLUBE
Campinas-SP
Após preocupar o seu torcedor durante o Paulistão, o Bugre chega para esta Série B com uma nova perspectiva. Afinal, neste período do preparação para o Brasileiro, o time de Campinas ainda buscou reforços para tentar pelo menos na parte de cima da tabela. Na primeira rodada, o time alviverde visitará o Vila Nova no OBA, na segunda-feira, 22, às 21 horas.
ITUANO FUTEBOL CLUBE
Itu-SP
Se conseguiu se manter nos anos anteriores, a missão do Ituano em 2024 será muito mais dura. O Galo de Itu acabou rebaixado no Paulistão para a Série A2 e vive momento financeiro crítico. Treinado por Márcio Freitas, o time rubro-negro tenta se reforçar antes da disputa da segundona e trouxe inclusive o vice-artilheiro do campeonato catarinense Zé Eduardo. O grande nome do elenco segue sendo o meia Jean Pyerre, ex-Grêmio, que ainda tenta retomar os trilhos da carreira. Porém, a equipe possuí muitos problemas e terá de se desdobrar para permanecer na Série B em 2024.
MIRASSOL FUTEBOL CLUBE
Mirassol-SP
Após fazer um Campeonato Paulista mediano, o Mirassol espera mais um bom ano na Série B em 2024. Comandado por Mozart, o Leão não se classificou para a segunda fase do Paulista, mas manteve o elenco do ano passado e se reestruturou, montando um time ainda mais forte. A equipe de Mirassol vem para fazer um bom campeonato.
GRÊMIO NOVORIZONTINO
Novo Horizonte-SP
Com uma campanha de destaque no Campeonato Paulista, o Novorizontino agora foca no objetivo de subir para a elite do Brasileirão. A equipe muito bem treinada pelo Eduardo Batista fez bonito no estadual, chegando na semifinal e sendo muito competitivo, mas acabou perdendo dois destaques, o meia-atacante Romulo e o lateral-direito Willean Lepo. O time estreia contra o CRB nesta sexta-feira (19), às 19h, no Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, o “Jorjão”.
OPERÁRIO FERROVIÁRIO ESPORTE CLUBE
Ponta Grossa-PR
Um dos times que subiu da Série C em 2023, chegou a semifinal do Campeonato Paranaense, mas que pode passar por dificuldades nesta Série B. Um dos trunfos do time paranaense para esta Série B é a sua casa, o Estádio Germano Kruger. Porém, o clube pode não conseguir estrear em seus domínios, diante do Avaí. Isso porque, ainda pela terceira divisão da última temporada, o clube acabou punido por confusões em jogo contra o Brusque.
PAYSANDU SPORT CLUB
Belém-PA
Atual campeão estadual e finalista da Copa Verde (desbancando o arquirival Remo em ambas as ocasiões) o Paysandu terá a tarefa árdua na estreia da Série B: de volta à segunda prateleira nacional após o rebaixamento em 2018, a equipe comandada por Hélio dos Anjos visitará o Santos, na Vila Belmiro e para tentar surpreender não só o Peixe, mas durante a temporada, o Papão conta com a experiência de nomes como Leandro (ex Grêmio) que retorna ao Brasil após algumas temporadas no futebol japonês e Geferson, que defendeu a seleção brasileira na Copa América em 2015. Outra novidade é o zagueiro Yeferson Quintana, que foi titular da Portuguesa de Desportos no último Paulistão.
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PONTE PRETA
Campinas-SP
Após uma boa campanha no Estadual, a Macaca vem para a Série B com algumas alterações em relação ao time que esteve nas quartas de final do Paulistão. Isso porque, além de contratar algumas peças novas para reforçar o seu plantel, o treinador João Brigatti buscou alternativas e também abriu mão de alguns jogadores. O primeiro jogo do time alvinegro será às 18 horas do domingo, 21, contra o Coritiba, em casa.
SANTOS FUTEBOL CLUBE
Santos-SP
O clube grande da vez na série B e favorito ao acesso, o Peixe está em reconstrução. O técnico Fábio Carille foi contratado para a missão, e começou chegando a final do Paulistão e vendendo caro a derrota para o rival Palmeiras, superando as expectativas. Atletas experientes como Gil, Giuliano e William Bigode chegaram ao clube, que após seguidas punições de Transferban da FIFA, ainda busca reforços para confirmar o favoritismo e afastar o torcedor do fantasma vivido com a queda no ano passado.
SPORT CLUB DO RECIFE
Recife-PE
Após perder a vaga para a Série A em 2023, o Leão da Ilha terá novos desafios e não contará com alguns nomes conhecidos. Sem Vagner Love, que acabou indo para o Atlético Goianiense, a equipe pernambucana conquistou o título do estadual em cima do rival Náutico e espera, novamente uma boa campanha na Segundona para voltar à elite nacional.
VILA NOVA FUTEBOL CLUBE
Goiânia-GO
O Vila Nova vem fazendo um grande início de ano, sendo vice-campeão goiano e está na semifinal da Copa Verde. A equipe é uma das promessas para essa temporada e deve brigar fortemente pelo acesso para a Série A do Brasileirão. Com um time muito bem montado e peças interessantes no elenco, o técnico Márcio Fernandes, que chegou em março ao clube, vem fazendo um trabalho promissor. O time estreia na competição na segunda-feira (22), às 21h, contra o Guarani, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga.
0 comentários:
Postar um comentário