Por Emerson Gomes, Ricardo Pilotto, Lucas Paes, Fabio Rocha, Felipe Roque e Victor de Andrade
Foto: divulgação CBF
Tem início neste sábado, dia 13, a edição de 2024 do Campeonato Brasileiro da Série A. São 20 times na luta pelo título da competição, vagas na Libertadores e Sul-Americana e fugindo do rebaixamento para a Série B Nacional.
Confira como estão as equipes:
CLUB ATHLETICO PARANAENSE
Curitiba-PR
Comandado pelo técnico Cuca, o Athletico Paranaense chega ao Brasileirão 2024 mais uma vez em ascenção. Campeão estadual, o Furacão espera fazer mais uma boa campanha e se classificar para a Copa Libertadores de 2025. Pra isso, conta com Bento, goleiro de Seleção que ajudará a equipe a conseguir seus objetivos. Outro importante nome é Fernandinho, que, apesar da idade avançada, domina o meio de campo rubro-negro. No ataque, o destaque é Gonzalo Mastriani, artilheiro do América-MG na temporada passada que já conquistou a torcida atleticana neste ano. São 13 gols em 13 jogos com a camisa do Furacão. O Athletico espera outro bom ano e tem motivos de sobra para ser uma das surpresas do Brasileirão em 2024.
ATLÉTICO CLUBE GOIANIENSE
Goiânia-GO
Retornando a elite, o Dragão busca manter-se no maior escalão do futebol nacional. O treinador Jair Ventura permanece após o acesso, e conta com reforços experientes, como Vagner Love e Yony Gonzalez, aliados a atletas que já estão a bom tempo no clube, como o meia Shaylon, e o goleiro Ronaldo. Campeão estadual, o time lutará muito e contará com seu sempre forte fator casa para atingir o objetivo.
CLUBE ATLÉTICO MINEIRO
Belo Horizonte-MG
Com início de ano conturbado, o Atlético aproveitou a pausa da Data Fifa para demitir Felipão, visando o longo prazo, apesar das finais do estadual em breve. Em relação ao final da última temporada do Brasileiro, o Galo tem elenco que credencia a briga pelas posições mais altas na tabela, sob liderança de Hulk e Paulinho, bem como pela chegada de Scarpa, um dos meias com melhor rendimento no futebol brasileiro nos últimos anos. Agora comandado por Milito, que vem de bom trabalho no Argentinos Juniors, o Atlético Mineiro tem tudo para fazer um ano de crescimento e almejar disputar pelas competições que participar.
ESPORTE CLUBE BAHIA
Salvador-BA
Depois de perder o título do Campeonato Baiano para o seu maior rival, o Esquadrão Tricolor volta todas as suas atenções para o Brasileirão, competição na qual o time soteropolitano passou muito sufoco e só conseguiu se livrar do rebaixamento para a Série B na última rodada. Para não passar sustos, a equipe comandada pelo treinador Rogério Ceni foi no mercado e contratou jogadores experientes de grandes clubes do futebol brasileiro, como o zagueiro Victor Cuesta, ex-Botafogo, e o meia Éverton Ribeiro, ex-Flamengo. A estreia do clube de Salvador acontece às 18h30 deste sábado, 13, contra o Internacional, no Beira-Rio.
BOTAFOGO FUTEBOL E REGATAS
Rio de Janeiro-RJ
A perda bizarra do título do Brasileirão de 2023 ainda afeta o Botafogo de maneira pesada. O time parece não conseguir se encontrar e não começou bem o ano. Conseguiu a conquista da Taça Rio, que virou uma espécie de prêmio de consolação, mas está mal na Libertadores e ainda tenta se encontrar sob a batuta de Arthur Jorge. Ainda tem no extracampo as consequências dos delírios de John Textor, que não aceitou a derrota no campeonato nacional e diz ter provas de manipulação de resultados, mas ainda não as mostrou para os tribunais. A torcida do Glorioso espera que pelo menos o time consiga se recuperar da péssima impressão deixada ao fim do ano passado e o elenco, que conta com nomes como Gatito, Júnior Santos, Tiquinho Soares e Óscar Romero, tem condição de buscar pelo menos uma vaga na Libertadores novamente.
SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA
São Paulo-SP
Em meio a muitas dúvidas, o Corinthians estreia no Campeonato Brasileiro contra o Atlético Mineiro, na Neo Química Arena, às 16hrs de domingo. A equipe trocou o comando técnico no início no Paulistão, trazendo o português Antonio Oliveira, que ainda está tentando arrumar a sua equipe. O Timão trouxe reforços importantes, como o meia Igor Coronado, mas que ainda não conseguiu se firmar e buscar isso na competição nacional.
CRICIÚMA ESPORTE CLUBE
Criciúma-SP
Disputando a Série A após 10 anos, o Criciúma entra com o objetivo de se manter na elite para a temporada 2025. Comandado pelo técnico Claudio Tencati, que asusmiu a equipe no fim de 2021 e conquistou dois acessos no nacional, o Tigre manteve a base da Série B do ano anterior e começou 2024 sendo bicampeão catarinense. Apostando em nomes experientes, como Eder e Yannick Bolasie, 37 e 34 anos respectivamente, o Tigre espera a permanência na Série A e conta com um 12º jogador: seu apaixonado torcedor, que lota o Estádio Heriberto Hülse a cada jogo, e espera ajudar o Criciúma nesta campanha.
CRUZEIRO ESPORTE CLUBE
Belo Horizonte-MG
Sob nova direção, o Cabuloso, que foi vice-campeão mineiro para o Galo em pleno Mineirão, demitiu Lacarmón, e já terá uma novidade à beira do campo na primeira rodada do Brasileirão. Trata-se do treinador Fernando Seabra, que comandou a Raposa na Copinha e rumou para o Red Bull Bragantino II na disputa da Séria A3 do Campeonato Paulista deste ano. Além dele, o clube de Belo Horizonte também se reforçou com peças conhecidas, como o atacante Gabriel Verón, ex-Palmeiras, e o volante argentino Lucas Romero, que já havia defendido as cores cruzeirenses em um passado não muito distante. O primeiro compromisso do time Celeste acontecerá no domingo, às 17 horas, diante do Botafogo, em casa.
CUIABÁ ESPORTE CLUBE
Cuiabá-MT
Após uma boa temporada em 2023, com a 12ª colocação no Campeonato Brasileiro, o Cuiabá conseguiu manter muito do seu time base, apesar das saídas cruciais de Raniele e do treinador António Oliveira, ambos rumando ao Corinthians. A partir disso, o clube escolheu Luiz Fernando Iubel, antigo auxiliar técnico da equipe, e vem se estruturando neste ano com alguns reforços que chegaram na última janela, como Lucas Fernandes, Bruno Alves e Guilherme Madruga. O ato inicial de Iubel é explorar os jogadores referências no elenco e que podem criar impacto na equipe, como Deyverson e Pitta.
CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO
Rio de Janeiro-RJ
Com um começo de ano muito sólido, o Flamengo entra como o grande favorito ao título do Brasileirão, e estreia contra o Atlético Goianiense, na Serra Dourada, às 16hs de domingo. A equipe fez um Carioca perfeito, sendo campeão invicto, porém acabou começando a Libertadores empatado fora de casa, o que gerou algumas dúvidas, mas a equipe respondeu rapidamente na partida seguinte. O Rubro-Negro trouxe como principal reforço De La Cruz, que era do River Plate, e até o momento é um dos melhores jogadores do time na temporada.
FLUMINENSE FOOTBALL CLUB
Rio de Janeiro-RJ
A condição do Flu no Brasileirão dependerá de como o time, com um dos trabalhos mais consolidados da América do Sul, se portará no Brasileiro. O Tricolor tem um excelente elenco e conta com o ótimo trabalho de Diniz, que se encaixou nas Laranjeiras e já levou a equipe a inédita conquista da Libertadores no ano passado. O time de Germán Cano se reforçou com alguns medalhões, como Renato Augusto e Douglas Costa, mas tem uma espinha dorsal bem definida e é com ela que Diniz conta para tentar o título do Brasileirão, que não vem desde 2012. O principal trunfo do Fluzão é uma base que já se conhece há alguns anos e um estilo de jogo já consagrado e conhecido que ainda assim consegue vitimar diversos times Brasil e América do Sul afora. É um dos favoritos ao título, mas essa condição depende do que fará ao longo do ano.
FORTALEZA ESPORTE CLUBE
Fortaleza-CE
O Fortaleza vem para mais um Brasileirão cheio de esperanças, mas em um momento de turbulência, algo raro na história recente do clube. Atuações discutíveis e a perda do título estadual para o Ceará geraram dúvidas, mas o trabalho de Juan Vojvoda segue firme. O elenco vem em reformulação, as principais chegadas foram dos zagueiros Cardona e Kuscevic, do goleiro Santos e o retorno do atacante Moisés.
GRÊMIO FOOT-BALL PORTO-ALEGRENSE
Porto Alegre-RS
O Tricolor tenta reconquistar o título nacional, que não vem desde 1996, para tal, mantém o longevo trabalho de Renato Gaúcho como pilar. A equipe foi campeã estadual, mas faz um começo ruim na Libertadores, com duas derrotas. Reforços como os meias Soteldo e Du Queiroz e o atacante Diego Costa se somaram ao elenco que mescla muita experiência e garotos em ascensão vindos da base.
SPORT CLUB INTERNACIONAL
Porto Alegre-RS
Com o objetivo de quebrar o tabu e conquistar o título brasileiro após longos 45 anos, o Internacional 'abriu a carteira' e se reforçou para o campeonato. O Colorado contratou 11 jogadores, incluindo Fernando, Thiago Maia, Borré e Alario, que agradaram a torcida do lado vermelho de Porto Alegre. Mesmo contratando diversos reforços, Coudet conseguiu manter algumas de suas importantes peças de 2023 e espera seguir implementando seu estilo de jogo neste novo ano, mesmo após duras críticas ao seu trabalho pela derrota na semifinal do Gauchão, em casa, para o Juventude. Alan Patrick e Enner Valencia seguem como as principais peças da equipe do Beira-Rio que espera, finalmente, poder soltar o grito de campeão brasileiro após longos anos.
ESPORTE CLUBE JUVENTUDE
Caxias do Sul-RS
Vice-campeão do Gaúchão, o Papo começa o Brasileirão com metas modestas: permanecer na Série A. O Juve foi vice-campeão da Série B no ano passado e será treinador por Roger Machado, que não conseguiu dar um passo a frente na carreira de treinador, mas costuma fazer trabalhos dignos em equipes menores. O modesto elenco conta com alguns nomes conhecidos dos torcedores do recém-rebaixado Santos, como João Lucas e Lucas Barbosa e tem como principal nome o centro-avante Gilberto, outrora destaque em equipes como Bahia e Cruzeiro. Outro nome conhecido do elenco é Alan Ruschel, sobrevivente do acidente aéreo da Chapecoense. Sobreviver na Série A já será uma enorme conquista para o Verdão em 2024 caso aconteça.
SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS
São Paulo-SP
Atual bicampeão brasileiro, o Palmeiras de Abel Ferreira chega para o Brasileirão 2024 com o objetivo de buscar o tricampeonato nacional. Apesar do título em 2023, o ano do Verdão ficou marcado pela irregularidade e pelos problemas táticos que a equipe do Allianz Parque apresentou após as saídas de Danilo e Gustavo Scarpa. Para essa temporada, o Palmeiras foi atrás de cobrir as pequenas lacunas do elenco e buscou contratações pontuais para reforçar o grupo. A principal chegada foi a do argentino Aníbal Moreno. O novo camisa 5 alviverde rapidamente se adaptou ao time e devolveu aspectos defensivos importantes para o meio de campo da equipe de Abel. O lateral-esquerdo Caio Paulista, o meia Rômulo e os atacantes Lázaro e Bruno Rodrigues foram os outros reforços do Palestra para a disputa da temporada em 2024.
RED BULL BRAGANTINO
Bragança Paulista-SP
Mesmo não passando por um momento muito bom neste início de temporada, o Massa Bruta chega para este campeonato visando colocações repetir a boa campanha feita em 2023. Na temporada passada, a equipe comandada pelo treinador português Pedro Caixinha teve uma boa participação no Brasileirão e ficou na sexta posição. Para tentar reviver os dias felizes na elite, o Braga manteve os seus principais nomes, com exceção de Léo Ortiz, que foi vendido para o Flamengo no mês de março. As novidades no elenco para este ano acabaram sendo o zagueiro Douglas Mendes e o lateral direita Nathan Mendes, ex-São Paulo. O Bragantino estreia às 21 horas deste sábado, 13, enfrentando o Fluminense, no Maracanã.
SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE
São Paulo-SP
Em um momento conturbado, o São Paulo vai tentando se acertar para o começo do Brasileirão, e estreia contra o Fortaleza, no Morumbi, às 21hrs de sábado. A equipe acabou perdendo Dorival Jr. para a Seleção Brasileira, e trouxe o jovem treinador Thiago Carpini que conquistou a Supercopa do Brasil, mas vem sendo muito questionado após ter feito um paulistão ruim. O tricolor vem sofrendo com lesões recorrentes dos seus atletas e inicia a competição nacional com muitos desfalques, o principal deles é o meia Lucas.
CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA
Rio de Janeiro-RJ
O Cruzmaltino escapou do rebaiamento na última rodada no ano passado e agora quer deixar impressão melhor na Série A. O Vasco reforçou seu elenco com nomes como Adson, mas ainda tem como destaque o centro-avante Vegetti e, é claro, o principal "reforço" para 2024, que é o meia Payet mais adaptado ao futebol brasileiro e ao time de São Januário, sendo um dos principais jogadores do campeonato sem sombra de dúvidas. A situação do Gigante da Colina ainda depende muito do que ocorre no extracampo, com toda a situação da 777 x Diretoria e Sócios, mas é de se esperar que os comandados de Ramón Diaz façam um campeonato que dê um pouco mais de paz aos torcedores. Para 2024, as expectativas são que os vascaínos briguem por um espaço no meio da tabela, quem sabe alcançando uma vaga na Pré-Libertadores, o que por si só seria uma enorme evolução em relação ao sofrimento do ano passado.
ESPORTE CLUBE VITÓRIA
Salvador-BA
Longe da primeira divisão desde o rebaixamento de 2018, o Vitória retorna a Série A após uma trajetória histórica, do improvável acesso para a Série B em 2022, até a campanha quase perfeita na segunda divisão em 2023. Transformando o Barradão em uma fortaleza e com a continuidade de Leo Condé no comando do clube, o Rubro-negro busca se manter na elite do futebol brasileiro. O Leão buscou manter a base campeã da Série B, com quase toda a defesa titular mantida, além de sua principal espinha dorsal ofensiva, com Dudu, Matheusinho e Osvaldo. Além dos remanescentes, a equipe foi bastante agressiva no mercado. Buscando alguns jogadores conhecidos como o centroavante Alerrandro (que acabou o campeonato baiano como artilheiro), Luiz Adriano e Léo Naldi, destaque da Ponte Preta nos últimos anos.
0 comentários:
Postar um comentário