Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Ramón Medina Bello com a camisa do River Plate
Ramón Ismael Medina Bello, apelidado de “El Mencho”, foi um bom atacante da seleção argentina, disputando a Copa do Mundo de 1994. Por clubes, atuou em grandes times do futebol sul-americano, mas foi no River Plate que viveu as suas melhores fases e conquistou títulos importantes.
O jogador nasceu em Gualeguay, na Argentina, no dia 29 de abril de 1966, e começou a sua carreira profissional no Racing, um grande clube de seus país, em 1986.
Pelo Racing, Ramón foi muito bem, tendo um destaque imediato e mostrando a todos ter um potencial muito grande. Rapidamente tornou-se uma peça importantíssima para a sua equipe, sendo muito criativo e fazendo gols importantes.
Depois de três temporadas na equipe, o jogador estava gerando interesses nos maiores clubes do país. Em 1989, recebeu uma proposta muito boa do River Plate e decidiu ir para a equipe, onde teria mais visibilidade e brigaria por grandes títulos.
Logo quando chegou foi importante, pois conseguiu se adaptar rapidamente e mostrou o porquê era tão diferente. Em sua primeira temporada não conquistou a titularidade absoluta, mas com o tempo foi ganhando a vaga e não deixou mais o time.
Em 1990 conquistou sem primeiro título, o Campeonato Argentino (Apertura), e isso se repetiu no ano seguinte, em 1991, quando mais uma vez levantou o troféu de campeão nacional.
A partir de 1991, o atacante passou a ser convocado para a Seleção Argentina, e com muitos méritos pelo o que estava fazendo no River. Porém, pelo clube acabou ficando uma temporada sem conquistar nada, e isso gerou uma certa pressão, mas Ramón soube lidar muito bem.
A equipe voltou a conquistar o título do Campeonato Argentino em 1993 (Apertura), o terceiro do clube em quatro anos. Com os ótimos desempenhos, o jogador acabou deixando o time ao final da temporada, sendo contratado pelo Yokohama F. Marinos, do Japão, que acabou oferecendo um salário impressionante.
Ramón acabou ficando dois anos no Japão, e em 1996 retornou ao River Plate, já que gostaria de voltar a ter mais visibilidade e tentar voltar a seleção argentina.
No River voltou ao seu grande desempenho, marcando gols importantes e sendo muito decisivo. Em 1996 conquistou o Campeonato Argentino (Apertura) e a Copa Libertadores, título mais importante de Ramón pelo clube.
No ano seguinte as boas atuações continuaram e renderam mais títulos ao clube. Dessa vez, o clube conquistou o Campeonato Argentino (Apertura e Clausura) e a Supercopa Sudamericana.
Porém, esses foram os últimos títulos do jogador pelo clube, pois ao final da temporada de 1997, o atacante deixou o clube e acabou se transferindo para o Talleres. Pelo River Plate foram 124 jogos e 54 gols, além dos grandes títulos conquistados.
0 comentários:
Postar um comentário