A história da famosa e polêmica comemoração de Robbie Fowler no Liverpool

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Fowler "cheirando a linha" de fundo de Anfield Road

Completando seus 49 anos neste dia 9 de abril, o ex-atacante Robbie Fowler, que ganhou o singelo apelido de Deus da torcida do Liverpool, é um dos melhores e mais célebres atacantes formados pela categoria de base dos Reds. Nascido na cidade de origem dos Beatles, o atacante é até hoje um dos grandes artilheiros da história vermelha, mas ficou muito conhecido no mundo todo por uma comemoração de gol que ganhou fama e até hoje é a primeira foto que aparece em pesquisas sobre o atacante, quando ele fingiu "cheirar" a linha de Anfield Road.

Fowler subiu das categorias de base de Kirkby na temporada 1993/1994 e já marcou gol logo em sua estreia, em uma partida diante do Fulham na Copa da Liga. Um verdadeiro fenômeno da função de camisa 9, Fowler já marcou 18 gols logo em sua temporada de estreia pelos Reds e no biênio seguinte já era o principal jogador da equipe que vivia o início de um dos períodos mais complicados de sua gigantesca história. O curioso era que Fowler era torcedor do Everton na infância.

A história da comemoração polêmica de Fowler cheirando a linha data de 1999, mais especificamente no dia 3 de abril daquele ano, no duelo diante do Everton, mas tem origens muito anteriores. A geração do Liverpool que formou no meio dos anos 1990 uma das melhores linhas ofensivas do futebol inglês, com Redknapp, Fowler, McManaman e mais tarde Michael Owen ficou conhecida como "Spice Boys" devido ao envolvimento de Fowler com a Spice Girl Emma Burton, só que o termo foi usado pejorativamente para se referir ao tridente pela sua suposta afeição a bagunça no extracampo. 

E o fato é que de certa forma, os jogadores Reds também não fugiam da fama que adquiriram. Em 1996, na final da FA Cup diante do Manchester United, os Spice Boys chegaram a campo vestindo ternos estilizados da Empório Armani (e acabaram perdendo o jogo). O comportamento desses jogadores se explicava muito pela ascensão salarial que a fundação da Premier League e de maiores patrocínios ao campeonato inglês rendeu. Jovens e no auge da forma física, os craques vermelhos aproveitavam também a vida fora de campo.

Haviam diversos tipos de notícias sobre o comportamento dos jogadores, principalmente do trio Fowler, McMaman e Redknapp. Dizia-se que o lema do vestiário era: "ganhando, empatando ou perdendo, ao bar para beber (depois do jogo). Além de métodos de apostas para ver quem pagava a primeira rodada, viagens para casas noturnas após jogos e, é claro, envolvimento com modelos, cantoras e mulheres de um alto escalão, que, segundo contava-se na época, antes não eram acessíveis ao futebolistas.


Nesse contexto de vida noturna e festas, a torcida do Everton provocava Fowler dizendo que o jogador do Liverpool era usuário de cocaína e foi nesse contexto que Fowler fez sua comemoração famosa, num clássico diante dos Toffees em 1999, no Anfield Road. O Liverpool venceria o jogo por 3 a 2 e Fowler comemorou seu primeiro gol, de pênalti, cheirando a linha de fundo na frente do setor visitante onde estavam os torcedores do Everton. 

Na época, ele ficou suspenso por quatro jogos devido a esse gesto, mas anos depois disse não se arrepender da celebração, pois silenciou as provocações dos torcedores rivais. Fowler permaneceria no Liverpool até 1999, quando foi negociado com o Leeds após a chegada de Houlier. Retornaria a Anfield em 2006, já em fim de carreira, sendo um reserva de luxo de um time que tinha uma boa linha ofensiva. É até hoje um dos maiores ídolos da torcida Red, não a toa sendo apelidado de Deus.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações