Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
Dener Augusto de Sousa, ex-meio campista popularmente conhecido apenas como Dener, completaria 53 anos de idade nesta terça-feira, dia 2 de abril de 2024, caso ainda estivesse vivo. Pouco antes de falecer, o jovem atleta chegou a defender o Vasco da Gama por um curto período no começo da década de 90.
Cria das categorias de base da Portuguesa, o meia chegou ao Crumaltino em 1994, pouco depois de ser emprestado ao Grêmio no ano anterior. o Seu início no clube carioca foi promissor, já que com suas grandes atuações, ajudou a equipe de São Januário a conquistar a Taça Guanabara.
No decorrer de sua passagem, Dener ainda participou de uma excursão que o Gigante da Colina pela Argentina. Em campo, jogou tão bem no amistoso disputado contra o Newell's Old Boys, que foi elogiado por ninguém menos do que Maradona. O craque, inclusive, fez de tudo para cumprimentar o brasileiro logo após o apito final
Suas excelentes atuações com a camisa vascaína fizeram com que o meia se tornasse um verdadeiro xodó da torcida. para homenageá-lo, criaram o nada modesto grito dizendo que "Dener era a mistura do Garrincha com o Pelé".
No dia 17 de abril de 94, o jovem disputou a sua última partida pelo Vascão: o empate em 1 a 1 com o Fluminense, pelo quadrangular final do Campeonato Carioca. Naquele jogo, Dener acabou sendo expulso e voltou de carro para São Paulo em meio a sua folga.
O meio campista veio a falecer dois dias depois, e com isso, acabou perdendo a comemoração do tricampeonato carioca.
No contrato feito entre a Portuguesa e Vasco havia uma cláusula que obrigava a cessionária 'a fazer um seguro de vida e acidentes pessoais ao atleta, que deveria dar cobertura até o término do empréstimo por um valor total de US$ 3 milhões'.
Entretanto, o clube carioca não cumpriu o acordo, e deu início a uma briga que durou anos para a Lusa e a família do atleta receberem o dinheiro.
Dener se envolveu num acidente de trânsito em 19 de abril de 94, exatamente 17 dias depois de completar 23 anos de idade. Naquela época, o jogador estava próximo de acertar a sua transferência para o futebol alemão, onde atuaria no Stuttgart, junto de Dunga.
0 comentários:
Postar um comentário