Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Robert quando atuou no Japão
Robert da Silva Almeida, conhecido simplesmente como Robert, foi um bom meia, com passagens por diversos clubes do futebol brasileiro e conquistando títulos importantes. Já na sua reta final de carreira, quando vivia o melhor momento, foi vendido para o futebol japonês, para atuar no Consadole Sapporo.
O jogador nasceu em Salvador, na Bahia, no dia 3 de abril de 1971, mas aos 2 anos de idade se mudou para o Rio de Janeiro. Foi no RJ que começou a sua carreira atuando na base do Olaria, onde chegou ao clube em 1986, e subiu para o profissional em 1990.
Depois de uma boa temporada, ganhou destaque e foi levado ao Guarani, em 1991. Pelo clube paulista foi muito bem, mostrava ter potencial, mas ganhou notoriedade em 1994, quando fez uma ótima temporada junto com Amaral e Luizão. Em 1995 foi contratado para jogar o Paulistão pelo Rio Branco, e conseguiu fazer uma excelente competição, tanto que foi comprado pelo Santos na sequência.
Ficou no Peixe por duas temporadas, mantendo seu bom desempenho, levando a equipe a final de Campeonato Brasileiro, mas acabou sendo derrotado. Em 1997 foi para o Grêmio, mas em seu primeiro jogo pelo Brasileirão sofreu uma lesão de ligamento, ficando um ano sem atuar, e quando voltou não tinha mais espaço no time titular.
Em 1999 foi emprestado para o Atlético Mineiro, voltou do empréstimo no final da temporada e foi vendido para o Santos. No Peixe viveu seu auge de 2000 a 2002, mas em 2002 acabou perdendo espaço para a garota que estava sumindo, como Diego, Elano e Robinho. Foi emprestado ao São Caetano, mas retornou ao final de 2002, participando do título do Campeonato Brasileiro.
Em 2003 foi vendido para o futebol Japonês, para o Consadole Sapporo, já na reta final da sua carreira. O meia chegou com boas expectativas, mas não conseguiu se acostumar ao país, mas atuou em alguns jogos e conseguiu ir importante para o time.
Mesmo em pouco tempo teve destaque no clube, mas a sua adaptação ao país não foi boa e rapidamente ele retornou ao Brasil. Pelo clube japonês, Robert fez apenas 17 gols e marcou 5 gols. E ainda em 2003 foi contratado pelo Corinthians.
0 comentários:
Postar um comentário