A boa passagem de Rubén Sosa na Internazionale

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Rubén Sosa na Inter

O sucesso de jogadores sul-americanos na Série A italiana não é algo necessariamente novo. Jogadores dos países da região fazem sucesso na bota há muitos anos e os exemplos vão desde gigantes antigos como Jair, atacante da grande Inter até pilares atuais como Lautaro na Inter e Danilo, o dono da defesa da Juve. Um dos grandes nomes do continente que fez sucesso em terras italianas foi o atacante uruguaio Rubén Sosa, que completa seus 58 anos neste dia 25 e teve uma boa passagem pela Internazionale na primeira metade dos anos 1990.

Recém campeã italiana, a Inter não vivia seus melhores dias durante aquela década, que à exceção de títulos na Copa da UEFA seria um período "perdido" para os nerazzurri. Na época, a Beneamata ficou para trás diante do sempre presente sucesso da Juventus e da ascensão meteórica do Milan de Berlusconi. Foi nesse contexto que Rubén Sosa chegou a Appiano Gentile, depois de quatro temporadas de sucesso na Lazio.

O cartão de apresentação de Sosa foi quase imediato. Já em sua estreia, marcou seu primeiro gol pela Beneamata e se tornou rapidamente o principal jogador interista na temporada. Ele foi o grande nome de uma campanha que levou os nerazzurri ao vice-campeonato na Série A, perdendo o titulo para o Milan, que terminou quatro pontos na frente. Foram 22 gols do Principito na temporada. Um belo cartão de visita aos torcedores da Inter e números muito bons para um atacante cuja função era ser o apoio do camisa 9 principal.

Sua segunda temporada pelo clube se deu em um contexto esquisito. Naquele biênio, a equipe levaria o único título que Rubén teria como interista, quando foi campeã da Copa da UEFA em cima do Casino Salzburg. Ao mesmo tempo, porém, a Beneamata viveu uma trajetória infernal na Série A, onde a despeito do bom elenco que tinha, acabou brigando contra o descenso após uma queda absurda no final do temporada, que viu o descenso não vir apenas por um ponto, que por sinal pode ser atribuído a Rúben Sosa, numa virada crucial diante do Parma puxada por ele.


Sua terceira e última temporada pela Inter seria mais uma vez de protagonismo por parte do uruguaio, que marcou seus 11 gols ao longo do ano, mas de um desempenho fraco por parte dos nerazzurri em praticamente todas as competições. A relação entre ele e Bergkamp não era boa e tais problemas refletiram no desempenho do time. Ao fim daquele biênio, acabou negociado com o Borussia Dortmund, em meio a mudanças que a Inter passou após a chegada de Massimo Moratti a presidência.

No total, em três anos atuando pela Beneamata, Rubén Sosa  esteve em campo em 104 partidas, marcando 50 gols pelos nerazzurri. Ele ainda atuaria por Dortmund, Logroñes, Nacional, Shangai Shenua e Racing (do Uruguai) antes de pendurar as chuteiras, já com bastante idade, em 2006, aos 40 anos. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações