Por Ricardo Pilotto
Foto: Giulio Gardesani
O Azulão foi rebaixado para a Série A4 do Paulistão
Neste último sábado, 23, o São Caetano encerrou a sua péssima e vexatória campanha na Série A3 do Campeonato Paulista de 2024 com mais uma derrota para o Sertãozinho por 2 a 0, dentro do Estádio Anacleto Campanella, palco esse que já foi um grande trunfo para o Azulão no começo dos Anos 2000. Porém, nos últimos anos, este fato de jogar em casa, ou de ser um time que já foi duas vezes vice-campeão brasileiro e que por pouco não venceu uma Libertadores, já não faz mais tanta diferença assim para os adversários.
Isso tudo vem sendo comprovado nestes últimos quatro anos, período esse que o Pequeno Gigante só vem decaindo e não dá sinais de melhora. Além disso, cada temporada que passa, o calvário do clube do ABC só aumenta, e nesta última A3 do Paulistão, o São Caetano conseguiu piorar ainda mais a sua situação.
Se já estava difícil a terceira divisão, a quarta promete ser ainda pior. Tanto financeiramente, quanto futebolisticamente. Isso porque, além de atrair pouca atenção de jogadores, ainda terá menos dinheiro para investir na montagem de um time que seja competitivo.
Neste ano, mesmo com uma nova administração, o Azulão repetiu os mesmos erros das gestões passadas. Além de manterem uma comissão técnica que já não vinha fazendo um bom trabalho, ainda trouxeram atletas que podem até ter ido bem na elite do futebol porto-alegrense num passado recente, mas nenhum deles conseguiu se provar em uma divisão de acesso do cenário paulista.
Dos 45 pontos disputados ao longo dos 15 jogos na competição, o Pequeno Gigante passou mais um vexame, somando apenas 10, e ainda teve uma das piores defesas do campeonato, com 19 gols sofridos.
Com tudo isso dito, o futuro do São Caetano, que agora é gerido como uma SAF, é uma verdadeira incógnita. A única maneira de sair deste 'buraco' é arrumando pessoas que tenham conhecimento do que é o futebol paulista e consigam assim, levar o clube do ABC a viver novos dias de glória.
A recuperação de confiança poderia vir nesta próxima edição de Copa Paulista, mas nada leva a crer que alguma atitude drástica seja tomada tão rapidamente.
0 comentários:
Postar um comentário