Os times do atual Paulistão A2 na A1

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

O São José foi vice-campeão em 1989

O Paulistão da Série A2 de 2024 é em termos de tradição das equipes envolvidas um dos mais interessantes dos últimos anos. Na edição atual da segunda divisão do estadual de São Paulo, várias das equipes que estão na disputa já viveram muitas edições da divisão principal, muitas delas tendo campanhas de grande destaque, com direito até a título, num campeonato onde diversos times são imensamente tradicionais. Neste texto, O Curioso do Futebol lembrará a última vez em que as equipes disputaram a Série A1, além de sua melhor campanha.

Antes de começar essa viagem pela memória, é preciso lembrar que um dos times envolvidos na Série A2 jamais disputou a primeira divisão. Único nessa condição, o Esporte Clube Primavera, apesar de relativamente tradicional no interior, viveu muitos períodos de altos e baixos e jamais avançou além da segunda divisão do estadual. Este ano, briga na parte debaixo da tabela da competição, apesar de ter uma vantagem confortável contra o já basicamente definido Z2.

CAPIVARIANO - Fundado há mais de 105 anos, o Leão da Sorocabana é conhecido por ter militado por divisões inferiores do estadual durante a maior parte de sua história. Teve apenas duas participações na Série A1, quando conseguiu o acesso em 2014. Em 2015, conseguiu escapar e ficar em 14º na competição, sendo no ano seguinte rebaixado a Série A2 na penúltima posição, emplacando com um rebaixamento para a A3, da qual voltou recentemente. 

COMERCIAL - O Bafo é um dos nomes mais tradicionais do interior de São Paulo e faz com o Botafogo um dos clássicos de nome mais legal de todo o futebol mundial (Come-Fogo). Quarto colocado e campeão do interior em 1966, o alvinegro de Ribeirão Preto tem mais de 30 participações na Série A1, porém a disputou pela última vez em 2014, vivendo desde então um dos períodos mais desastrosos de sua história centenária, com direito a quedas e problemas financeiros enormes. O Leão voltará a A3 em 2025 e tenta acordar de um pesadelo que parece infinito.

FERROVIÁRIA - Outro nome tradicionalíssimo do interior, a Locomotiva obviamente dispensa apresentações quanto a última participação, já que foi rebaixada justamente em 2023. A AFE já jogou a primeira divisão em 48 oportunidades e entre várias campanhas boas, que inclusive a levaram a disputar até o Campeonato Brasileiro em 1983, teve duas terceiras colocações, em 1959 e em 1968. 

JUVENTUS - O moleque travesso talvez seja o time mais "tradicional" dentro da Série A2, com direito a título de Brasileirão da Série B dentro de suas honrarias, com várias partidas históricas dentro de sua trajetória. Os juventinos já foram campeões do Paulistão em 1934, título que ganhou o devido reconhecimento recentemente, após a revisão histórica feita pela FPF em relação as ligas diferentes que o futebol de São Paulo possuía na época de sua profissionalização. O Juventus, de 72 participações na A1, não joga a primeira divisão desde 2008.

LINENSE - Outra força tradicional do interior, o Elefante viveu um longo inverno de participações no Paulistão da Primeira Divisão e teve sua última estadia na A1 em tempos bem recentes, caindo em 2018. Sua melhor participação na divisão de elite foi também recente, quando avançou as quartas de final em 2017, mas acabou eliminada pelo São Paulo, ficando com a sétima colocação naquele certame e sendo rebaixada no ano seguinte, estando nas divisões inferiores desde então.

MONTE AZUL - Militante das divisões inferiores durante a maior parte de sua história, o AMA faz atualmente uma campanha muito ruim, tentando evitar o rebaixamento nessas últimas rodadas. Sendo um dos "menos tradicionais" da disputa da A2 desse ano, a participação do Azulão mais recente na A1 é também sua única, quando jogou a competição em 2010 e acabou rebaixado na antepenúltima colocação.

NOROESTE - Outra das grandes forças do interior presentes no Paulistão desse ano, o Norusca é um dos nomes de mais peso nessa edição do Paulistão da Série A2 e também um que teve participação relativamente recente na primeira divisão. A última vez em que os alvirrubros jogaram a A1 foi em 2011, vivendo depois do rebaixamento um período complicado que o levou inclusive até a última divisão. A melhor campanha do Norusca na primeira divisão foi o quarto lugar em 2006, com os alvirrubros tendo brigado a maior parte do torneio pelo título contra Santos, Palmeiras e São Paulo.

OESTE - Clube que recentemente mudou para Barueri, o Oeste tem uma história de várias participações em divisões inferiores e alguns períodos de inatividades. O Rubrão, porém, é um dos poucos times do interior com título nacional, sendo campeão da Série C em 2012, quando ainda jogava em Itápolis. Dono de uma ascensão meteórica nos anos 2010, tem como melhor campanha na A1 o título do interior de 2011. Jogou a A1 pela última vez em 2020. 

PORTUGUESA SANTISTA - Outro nome de muita tradição do futebol do "interior", a Briosa já escreveu diversas histórias grandiosas ao longo dos seus mais de 100 anos de existência. Os rubro-verdes foram por quatro vezes terceiro colocado no Paulistão da divisão principal, sendo a última vez no histórico ano de 2003, quando a equipe foi considerada campeã do interior. A última disputa da Briosa na A1 ocorreu em 2006. 

RIO CLARO - Outro time de ascensão recente, o Galo Azul tem mais de 110 anos de história, mas viveu a maior parte dela nas divisões inferiores do Paulistão. Possuí, no total, seis participações na primeira divisão do estadual, com um 12º lugar sendo sua melhor campanha, justamente na sua estreia, em 2007. Tal posição inclusive o colocou pela única vez até hoje em uma competição nacional, quando jogou a Série C do Brasileirão. A última participação veio em 2016.

SÃO BENTO - Mais um dos nomes de muita tradição do interior do estado, o Bentão jogou a primeira divisão pela última vez justamente no ano passado, quando foi rebaixado junto a Ferroviária e possuí ao longo de sua trajetória 38 participações na primeira divisão do estadual. A melhor campanha do São Bento em toda a sua vida na primeira divisão foi um quarto lugar em 1963 e a não muito tempo atrás a equipe inclusive chegou a jogar a Série B do Brasileirão. 

SÃO JOSÉ - Atual vice-campeão da Copa Paulista e graças a isso garantido no Brasileirão da Série D de 2024, a Águia do Vale já escreveu muita história dentro do futebol brasileiro, apesar de curiosamente possuir apenas 12 participações na Série A1, um número não tão baixo considerando a tardia profissionalização do clube, em 1957. A Águia foi vice-campeã paulista em 1989, mas não joga a primeira divisão desde 1999, um incômodo jejum que a equipe atual luta para encerrar. 


TAUBATÉ - Arquirrival do São José, o Burro da Central é um dos times que a mais tempo não participa da primeira divisão, estando distante dela desde 1984. A melhor campanha do Taubaté ocorreu no distante ano de 1953, quando a equipe terminou a competição na sétima colocação. No total, são 14 participações do Burrão na primeira divisão, que a equipe espera voltar a atingir desde os anos 1980. 

VELO CLUBE - Tradicional time de Rio Claro, o Velo é ao longo da maior parte de sua história um militante das divisões inferiores do futebol paulista. Com 31 participações na Série A2, os rubro-verdes jogaram a divisão principal apenas uma vez, sendo o time há mais tempo longe dela dos que disputam a atual A2, tendo disputado a edição de 1979 e sendo rebaixado nela mesma na 20ª colocação.

XV DE PIRACICABA - Mais um entre os nomes de enorme tradição dentro dessa divisão, o Nhô Quim deixou escapar acessos recentes, mas possuí várias edições de primeira divisão no currículo. Assim como o São José, o Nhô Quim possuí um vice-campeonato dentro do seu "cartel", perdendo o título para o Palmeiras em 1976. A última vez do Nhô Quim na primeira divisão foi em 2016, com uma incessante luta pelo acesso desde então. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações