Kaio Marques busca seu espaço jogando no Energia Kozienice da Polônia

Fotos: Divulgação/Energia Kozienice

Jovem zagueiro de 21 anos saiu de Ermelino Matarazzo para jogar no Energia Kozienice

A pergunta confronta: o Brasil ainda é o país do futebol? Muito se engana quem pensa que, pelos últimos resultados da nossa seleção nas Copas do Mundo, o Brasil deixou de ter um olhar atrativo dos clubes europeus com os jovens jogadores que surgem por aqui. Mais um desses casos de jovens talentos das terras brasileiras que buscam espaço na Europa é do zagueiro Kaio Marques, morador de Ermerlino Matarazzo, na Zona Leste de São Paulo, que, aos 21 anos, está na “Zona Leste” da Europa, mais precisamente na cidade de Kozienice, na Polônia, buscando acesso a Quarta Divisão do país com a camisa do Energia Kozienice.

No Brasil, a trajetória iniciou no Osasco Audax, em 2018. Seguindo pelo Taboão da Serra, onde o jovem atleta, com apenas 16 anos, foi campeão da Paulista Cup Sub-20. Kaio Marques também marcou passagens pela base do São Caetano, em 2021, e do Flamengo de Guarulhos, em 2022, até surgir a oportunidade europeia.

“Cheguei em janeiro de 2023, fiz minha primeira temporada aqui. Na metade desta primeira temporada fui bem. Cheguei como volante, mas me achei como zagueiro. Em 14 jogos disputados do campeonato, fiz cinco gols e também tenho duas assistências. O Energia está em 3º do Grupo 2 da competição, aqui sobem quatro, duas equipes de cada grupo, portanto, estamos na briga pelo acesso”, explica o jovem brasileiro.

“A estrutura do clube é ótima. Aqui temos 3 campos de treinamento, um deles sendo uma bolha para treinos no inverno por conta da neve. Temos sauna, piscina, academia. O clube já foi da Segunda Liga aqui na Polônia, então tem uma boa estrutura”, revela Kaio Marques.

Futebol polonês - Há um ano na cidade de Kozienice, distante cerca de 90 km a sudeste da capital Varsóvia, Kaio Marques conta como foi a chegada e a busca pela adaptação rápida ao novo desafio que a bola lhe proporcionou tão jovem.

“Cheguei aqui através do meu empresário. O clube se interessou pelo material apresentado e pediu minha contratação. A competição aqui é muito disputada, o futebol aqui é muito tático e de muita força física, muito diferente do estilo de jogo no Brasil”, conta Kaio Marques.

E a adaptação? - Kaio Marques conta que três pilares são importantes para a adaptação em terras polonesas e que, mesmo já estando há um ano na Europa, ainda está em processo de adaptação com o idioma, a culinária e, principalmente, o temido frio de quem sai de um país tropical como o Brasil.

“O idioma aqui é muito complicado. Sei palavras básicas do dia-a-dia como “bom dia”, “obrigado”, esse tipo de coisa. No campo não tenho dificuldade porque a linguagem do futebol é universal. Na culinária eu sinto muita falta da comida brasileira, a comida dos poloneses é diferente, mas não tem jeito, há que se adaptar”, resume.

“O frio daqui é intenso, dói o corpo de tanto frio. A temperatura normal no inverno daqui fica entre 6 e 20 graus negativos. Já cheguei a jogar na neve, com o gramado “branco” mesmo”, conta o jogador.

Futuro, família e...saudade - Para quem também pensa que vida de jogador é fácil, não olha pelo lado de ter de abdicar de muitas coisas. Kaio Marques conta quais são seus planos agora que conseguiu chegar a Europa e como é viver sem a família por conta do futebol.


“Tenho mais uma temporada de contrato com o Energia. Quero conquistar o acesso com a equipe, crescer profissionalmente e ver o que acontece com meu futuro. Estou só aqui, mas minha relação com a família é muito boa, sempre me apoiaram. A parte mais difícil é essa distância, é muito tempo sem ver a família, datas comemorativas sempre estamos longe. Essa parte é realmente muito difícil”, desabafa o atleta.

De volta em ação... - Kaio Marques voltará em ação com a camisa do Energia Kozienice a partir da próxima sexta-feira (15), quando volta o segundo turno da competição polonesa, que fica paralisada do fim de novembro a metade de março por conta do período de neve que castiga os gramados. O Energia Kozienice é o 3º colocado do Grupo 2, somando 28 pontos, apenas 3 pontos atrás da zona de acesso, na cola do vice-líder Randomiak II, e a 5 pontos do líder Tygrys Huta Minska.

A próxima partida, porém, marca um confronto direto contra o 6º colocado do grupo, o Chlebnia, distante também apenas 3 pontos do time do brasileiro Kaio Marques.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações