No último dia 21 de fevereiro, a Confederação de Futebol de Associações Indepentes, a Conifa, entidade formada por Federações de países que não são ligadas à Fifa, anunciou os grupos da Copa do Mundo da organização, quer será no Curdistão, entre junho e julho de 2024, com duas vagas em aberto. E uma delas foi preenchida por um representante brasileiro: a Federação Alternativa de Desporto de São Paulo (FAD).
A FAD, que tem em sua comissão técnica o treinador Ricardo Henrique, que trabalhou 11 anos no Canadá, e o preparador físico Adriano Silva, estará no Grupo C da Copa do Mundo da Conifa, ao lado da Karpátia, Kabília e o Tibete.
O presidente da FAD, Solito Alves, explicou como a associação chegou até a Conifa. "Após a Federação Alternativa de Desportos organizar várias competições em São Paulo, durante cinco anos, soubemos da existência da Conifa, uma Confederação Alternativa mundial, e eles aceitaram nossa filiação", disse.
Solito Alves explica os problemas que tiveram para não chegar na disputa da Copa América. "Em 2022, estávamos inscritos para a Copa América da Conifa, que foi no Chile (N.R.:ganha pelo Maule do Sul), mas não conseguimos chegar ao local das partidas, porque teve um problema na estrada, muito gelo e geada, e acabamos voltando. A Conifa entendeu que nós temos condições e temos capacidade de disputar uma Copa do Mundo", explicou.
O presidente da entidade fala sobre o convite. "Então, como sempre, a gente acreditou no futebol, acreditou que nós somos o país do futebol, e temos jogadores de qualidade e a Conifa nos fez um convite para que a gente jogasse e representasse o nosso país, através da Federação Alternativa de Desporto do Estado de São Paulo, para que a gente pudesse jogar a Copa do Mundo da Conifa de 2024, e aceitamos", afirmou.
E Solito Alves está confiante no título. "Eles vão nos assessorar lá na Conifa, lá em Curdistão, perto do Iraque, eles vão nos dar tudo lá, hotel gratuito, alimentação, ônibus, aeroporto, bolas, eles vão nos auxiliar em tudo lá. A única coisa que a Federação Alternativa de Desporto vai arcar aqui com os jogadores e comissão técnica é com as passagens da viagem até o Curdistão. Esse convite para nós foi maravilhoso e queremos mostrar que ainda somos o país do futebol e vamos ser campeão da Conifa da Copa do Mundo de 2024", finalizou.
A competição - Serão 16 equipes que estarão na disputa entre 25 de junho e 6 de julho no Curdistão, divididas em quatro grupos, sendo que em dois deles (C e D), ainda faltarão uma seleção a ser definida. No Grupo A, o Kurdistão, seleção da casa, estará junto com Tamil Eelam, Kernow e Kashmir.
No Grupo B, Ossetia do Sul, Panjab, Raetia e Canton Ticino formam a chave. No Grupo C, estão presentes Karpatia, Kabylie, Tibete e a FAD São Paulo. Fechando a competição, no Grupo D estão Skézely Land, Abecásia, ANBM (México) e mais um time que será divulgado.
Organização - Na região do Kurdistão, a Copa do Mundo da Conifa 2024 será realizada em três estádios: Duhok Stadium, para 22,8 mil pessoas, em Duhok, Franso Hariri Stadium, para 25 mil pessoas, em Erbil, e o Sulaymaniyah Stadium, para 15 mil pessoas, em Sulaymaniyah.
0 comentários:
Postar um comentário