Em Luxemburgo, Déifferdeng 03 está perto de "voltar" a ser campeão depois de mais de 40 anos

Por Lucas Paes
Foto: Jessica Carmoph/Déifferdeng 03

O Déifferdeng lidera o campeonato de Luxemburgo

Quando se fala em Luxemburgo no futebol, a primeira coisa que se vem a cabeça no Brasil (e talvez em boa parte da América do Sul e até da Europa) é o treinador brasileiro que fez sucesso por aqui durante muitos anos e não o minúsculo país no Velho Continente que tem a fama de ser o mais rico do planeta. Porém, na temporada 2023/2024 está se desenvolvendo uma história muito interessante no Campeonato Luxemburguês, já que o Déifferdeng 03, herdeiro de um time homônimo da mesma cidade, está cada vez mais próximo de quebrar o jejum de 40 anos que herdou do seu antecessor e ser campeão nacional.

O Campeonato Luxemburguês é surpreendentemente grande para um local tão pequeno, já que possuí 16 times na sua primeira divisão, um número altíssimo para um país de apenas 600 mil habitantes, que supera torneios de locais maiores. Os nomes mais "conhecidos" do futebol do país são o FC Dudelange, que já chegou em fases de grupos da Liga Europa e o Jeunesse Esch, que tem como grande feito um empate com o Liverpool de Shankly na antiga versão da Liga dos Campeões em 1973. 

Muitos dos maiores campeões da primeira divisão de Luxemburgo já fecharam as portas ou se fundiram para formar outros clubes e esse caso é basicamente o que ocorreu com o Déifferdeng. Ele surgiu em 2003 da fusão do antigo Red Boys Déifferdeng com o AS Déifferdeng. O Red Boys tinha um passado glorioso no futebol local, mas ambos os times andavam mal das pernas. Ficaram como herança os vários títulos da Copa de Luxemburgo, da qual o Déifferdeng, se somar os títulos de seus antecessores, é o maior campeão com 20 títulos e outros quatro do campeonato de Luxemburgo, o último em 1980.

A Copa aliás, é um torneio que a versão atual do time já conquistou cinco vezes, incluindo na temporada passada. O Campeonato, porém, seria o primeiro do "atual" time. No momento, o Déifferdeng conta com sete pontos de vantagem diante do Swift Hesperange, segundo colocado e atual campeão e do Dudelange, que tem a mesma pontuação. Tudo caminha bem para que o título volte a cidade depois de 40 anos. 


O grande destaque da campanha incrível do Differdange (outra forma de escrever o nome da equipe) é o português Jorginho, de várias passagens artilheiras por equipes pequenas portuguesas, que tem 16 gols no campeonato. Néstor Monge, da Costa Rica, é o homem das assistências, com 9. A equipe ainda possuí um brasileiro no elenco, o meia Ulisses, que foi revelado pelo América Mineiro. O treinador é o português Pedro Resende.

Restam nove jogos para o Déifferdeng desentalar o grito e ser campeão. Na rodada deste fim de semana, um passo importantíssimo rumo ao título foi dado, com a vitória diante do Dudelange. Agora restará ficar de olho para saber quando e se os "Red Boys" vencerão o campeonato, que aliás, o atual líder termina num jogo contra o lanterna Fola Esch. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações