Foto: Getty
Vitória do Wimbledon sob o MK Dons
Um dos principais pontos negativos das transformações de clubes de futebol em SAFs e empresas é o risco que existe, no caso do clube ser simplesmente de uma empresa, dele simplesmente mudar de cidade como uma "franquia" do esporte americano. Um dos casos mais tristes e conhecidos desse tipo de situação ocorreu com o Wimbledon FC, time que foi realocado para a cidade de Milton Keynes, em Buckiganshire, após os donos não conseguirem realocar o time fora do antigo estádio de Plough Lane. Depois disso, foi fundado o AFC Wimbledon, que neste fim de semana venceu no finalzinho do jogo o próprio MK Dons e causou uma enorme festa de sua torcida.
O MK Dons é um dos times mais odiados, se não o mais odiado entre os torcedores mais antigos de futebol inglês. A mudança que acabou por terminar com a história do antigo Wimbledon FC nunca foi aceita pelos torcedores (basta perceber que eles fundaram o AFC Wimbledon) e a história toda soou muito mal com todos os torcedores do futebol local, já que a cidade de Milton Keynes existe graças a uma inciativa do governo britânico de tentar criar um "respiro" para o alto número de residências dentro de Londres e a ida do Wimbledon para lá ficou com a sensação de algo para "patrocinar" essa iniciativa.
Historicamente, o Wimbledon passou a maior parte de sua antiga história no sistema "non League", subindo para a quarta divisão em 1977 e vivendo uma ascensão simplesmente meteórica, que teve seu ponto mais alto na surreal vitória em cima do Liverpool na final da FA Cup de 1988. O time ficou por muitos anos na primeira divisão e inclusive esteve na temporada de fundação na Premier League, em 1992/1993. No final daquela década, enfrentou as crises que culminaram em seu "fim", ou, pelo menos para os torcedores, em seu renascimento.
Os confrontos entre o MK e o Wimbledon não são novidade. Desde que o AFC ascendeu meteoricamente, inclusive com a maior série de jogos invictos do futebol inglês, com quase 80 partidas sem ser derrotado entre 2003 e 2004, as duas equipes se enfrentaram algumas vezes, mas nenhuma teve uma vitória com os requintes de crueldade que o Wimbledon fez neste final de semana, jogando em seu "novo" Plogh Lane.
O jogo era equilibrado até o seu final, com as duas equipes criando e desperdiçando chances durante o duelo inteiro, até que no finalzinho, Curtis recebeu ótimo passe perto da pequena área, chutou com categoria e fez explodir o Plough Lane, com direito a comemoração de jogadores com a torcida e uma festa digna de um título. Festa de uma comunidade que se recusou a deixar o clube que ela levantou deixar de existir dentro de Wimbledon.
No geral, a verdade é que nenhum dos dois clubes vive lá seu melhor momento. O MK Dons já esteve perto até de jogar a Premier League, mas hoje apenas luta por uma vaga nos playoffs da League Two, a quarta divisão, mesma situação do Wimbledon, que ocupa a 10ª colocação. Porém, nesta semana isso pouco importa para os torcedores dos Wombles, que festejarão muito a vitória no clássico e bom, seguem vivos na briga por uma vaga nos playoffs de acesso.
0 comentários:
Postar um comentário