Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
O zagueiro atuando pela Juventus
Júlio César da Silva foi um bom zagueiro brasileiro no final do século passado, tendo passagens por grandes times do futebol mundial, fazendo a sua carreira praticamente toda fora do Brasil. Pela Europa passou por alguns clubes, e um deles foi a Juventus.
O jogador nasceu em Bauru, em São Paulo, no dia 8 de março de 1963, e começou a sua carreira atuando na base do Guarani. Pelo clube de Campinas, o jogador subiu para o profissional em 1980, e conseguiu se desenvolver muito bem, chamando a atenção de muita gente.
A sua regularidade como zagueiro central impressionava, mostrando toda sua qualidade. O seu desempenho era muito bom e, por isso, foi convocado por Telê Santana para a Copa do Mundo de 1986.
Depois da Copa do Mundo, o jogador acabou sendo negociado com o futebol europeu, e foi contratado pelo Stade Brestois, da França. Júlio ficou apenas uma temporada na equipe e no ano seguinte, em 1987, foi contratado pelo Montpellier, também francês.
O zagueiro ficou durante três temporadas no clube, tendo grandes atuações, e sendo o grande pilar defensivo da equipe. Depois dos anos, chamou a atenção de grandes times do futebol europeu, e em 1990 acabou sendo negociado com a Juventus, da Itália.
Após seus quatros anos no futebol francês, o zagueiro chegou na Itália com boas expectativas e rapidamente se transformou no zagueiro titular da equipe, mostrando o motivo de todo sucesso.
Com sua adaptação rápida ao estilo de jogo, Júlio tornou-se mais uma vez um pilar defensivo, sendo muito importante durante as temporadas da Juventus, arrumando o setor defensivo do time.
Teve uma passagem muito boa dentro de campo, e conseguiu conquistar um título muito importante. Na temporada 1992-93, o zagueiro foi muito relevante durante a Copa da UEFA, e ajudou o time a levantar o troféu da competição internacional.
Porém, em 1994, após quatro ano no clube, o jogador recebeu algumas propostas e decidiu deixar a equipe italiana. Pela Juventus foram 124 jogos e seis gols, e foi contratado na sequência pelo Borussia Dortmund.
0 comentários:
Postar um comentário