Foto: Arquivo
Clayton atuando no Bastia
Um dos grandes nomes da Seleção da Tunísia nos anos 1990 e 2000, quando se naturalizou para defender os locais, sendo inclusive campeão da Copa Africana de Nações, o brasileiro José Clayton Ribeiro, que está completando seus 50 anos neste dia 21, passou a maior parte de sua carreira atuando por lá, tendo grandes passagens pelos rivais Esperánce Tunis e Etoile du Sahel. Além destes, ele também passou por alguns anos no futebol francês, atuando no Bastia.
Chegou a França na temporada 1998/1999, justamente observado pelos locais após seus anos defendendo o Etoile du Sahel. Acabou chegando ao Bastia no início daquela temporada, que seria tensa para os Lioni di Furiani. Era um reforço trazido para a defesa, na busca da equipe de se manter na Ligue 1, como havia feito em anos anteriores.
Estreou em uma partida da Intertoto e depois seguiu como titular em boa parte da campanha na Ligue 1, estando em alguns jogos no banco de reservas, mas sendo titular em muitos deles. Marcou seu primeiro no gol já no final da temporada, em um empate por 1 a 1 com o Strasbourg. Encerrou a temporada como titular na campanha que deixou a equipe na primeira divisão, com um 13º lugar.
Na sua segunda temporada no clube, começou como titular antes de sofrer uma grave lesão na sétima rodada que o afastou do resto da temporada. Retornou apenas na metade da temporada seguinte, onde ainda atuou em algumas partidas. Na época, o Bastia fez um bom campeonato, ficando na metade de cima da tabela. Sua última partida foi diante do Guimgamp.
Ao final daquela temporada, retornou ao futebol da Tunísia, agora para atuar pelo Esperánce. Segundo números do portal Ogol, Clayton atuou em 49 partidas pelo Bastia, marcando um gol ao longo de sua passagem. Encerrou a carreira no Gabésien, em 2007.
0 comentários:
Postar um comentário