Foto: Arquivo
Marinho antes de jogo pelo Inter
Falecido recentemente, em setembro do ano passado, após uma vida dedicada ao futebol, o ex-defensor Marinho Peres, que completaria 77 anos neste dia 19 de março, foi um dos grandes nomes brasileiros formados na função durante os anos 1970. Com diversas grandes passagens ao longo da carreira, o ex-jogador viveu grandes momentos no Internacional, pelo qual foi parte de um grande time colorado no final dos anos 1970.
Marinho chegou ao Inter depois de passar pelo Barcelona, em tempos onde ainda era muito raro que jogadores brasileiros fossem jogar no futebol europeu. Marinho Peres não ficou muito tempo no Camp Nou, já que precisaria se naturalizar espanhol e servir ao exército daquele país para permanecer na Catalunha. Dessa forma, acabou negociando com o Inter e chegando em Porto Alegre no início de 1976.
Inicialmente, pouco conseguiu jogar dentro do Colorado. Acabou sendo reserva do zagueiro Hermínio, dupla de sucesso de Figueroa no primeiro título brasileiro do Inter. Acabou atuando pela primeira vez em um GreNal onde foi um dos destaques do jogo para basicamente não sair mais do time titular do Colorado. Foi peça chave na conquista do Brasileirão daquele ano, com aproveitamento histórico do Inter.
Seguiu como titular da equipe em 1977, atuando tanto na Libertadores, onde o Inter sucumbiu na segunda fase, que na época era a semifinal, no grupo que alçou o Cruzeiro a decisão e no Campeonato Gaúcho, que acabou selando o fim de sua passagem no Colorado. Um dos pilares da campanha colorada na competição, viu o time sucumbir diante do Grêmio na final e não suportou a pressão depois da derrota, acabando negociado com o Palmeiras no segundo semestre.
Ainda passaria pelo Palmeiras, pelo Galícia e pelo América do Rio de Janeiro, antes de pendurar as chuteiras no início dos anos 1980. Pelo Inter, foi campeão do Campeonato Gaúcho de 1976 e, é claro do Campeonato Brasileiro daquele mesmo ano, mas acabou perdendo espaço na Seleção Brasileira após a Copa do Mundo de 1974.
0 comentários:
Postar um comentário