Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Aron Winter durante sua passagem pela Lazio
Aron Mohamed Winter foi um bom volante com diversas convocações para a Seleção Holandesa e com passagens por grandes times nacionais e internacionais. O jogador passou por momentos difíceis fora de campo pela Lazio, mas deu a volta por cima dentro de campo.
O jogador nasceu em Parabarimo, em Suriname, no dia 1 de março de 1967, mas se mudou ainda jovem para a Holanda. Aron começou a atuar no clube de base do Lelystad em 1980 e em 1985 foi levado para a categoria de base do Ajax.
Em 1986 subiu para o profissional, e em três mês estreou no profissional, com um gol. Foi mostrando durante a temporada ter muito potencial, entrando em diversos jogos e sendo importante.
Mas ficou no banco de reservas, porém no início da temporada de 1987-88, o jogador ganhou a vaga no meio-campo e não saiu mais. Foi muito importante no final da década de 80 e início de 90, sendo decisivo defensivamente e ofensivamente, fazendo gol e chegando como elemento surpresa.
Depois de seis temporadas pelo clube, ele foi negociado com a Lazio. Durante a negociação, a Juventus também tentou a contratação do volante, mas o volante preferiu ir para a Lazio, e foi o primeiro atleta negro a atuar pelo time.
Em 1992 ele chegou à Lazio, mas acabou sofrendo muito no começo por causa de racismo. Parte da torcida fez ofensas racistas e picharam o CT do clube com o xingamento de “negro-judeu”.
Mesmo com os problemas extra campo, Aron deu a volta por cima jogando, mostrando todo seu talento e calando a boca de boa parte da torcida. O volante conquistou a vaga de titular e fez grandes temporadas pelo clube, sendo dominante no meio-campo.
Fez parte de bons times da Lazio, porém a equipe não conquistou títulos no período em que ele esteve lá. Depois de quatro temporadas pelo clube, o jogador acabou deixando o time com 123 jogos e 21 gols, sendo negociado com a Internazionale.
0 comentários:
Postar um comentário