A histórica atuação de Fernando Baiano diante do Cerro Porteño na Libertadores de 1999

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

O jovem Fernando Baiano comemora gol pelo Timão

O Corinthians só conseguiu exorcizar completamente o trauma da Libertadores e conquistar pela primeira vez (e até hoje única) em 2012. Porém, provavelmente os melhores times que o Timão teve nas disputas continentais foram os esquadrões que o alvinegro do Parque São Jorge montou em 1999 e 2000. No ano de 1999, os corintianos aplicaram aquela que é até hoje sua maior goleada na competição: um 8 a 2 diante do Cerro Porteño, do Paraguai, no Pacaembu, com cinco gols de Fernando Baiano, que completa seus 45 anos neste dia 18. 

Fernando Baiano é cria da base do Corinthians. Começou sua trajetória profissional no Parque São Jorge em 1998, numa partida diante da União Barbarense. Atuou em 10 jogos na campanha do título daquele Brasileirão, marcando inclusive dois gols ao longo dessas partidas, porém seu grande ano viria em 1999, quando seria parte de um dos grandes times da história corintiana. Mas, naquele jogo diante do Cerro, no Pacaembu, ele atuou apenas porque Marcelinho Carioca estava suspenso. 

A partida curiosamente ocorreu precisamente oito dias antes do aniversário de 20 anos de Fernando, no dia 10 de março daquele distante 1999. Num Pacaembu que sequer estava perto de estar lotado, o Timão começou em cima e precisou de cinco minutos para pular na frente, com Edílson, após jogada de Sylvinho (sim, o treinador da Albânia.). Aos 9', começou a atuação histórica de Fernando Baiano, que fez seu primeiro gol aproveitando cruzamento de Índio, depois, aos 14', fez um lindo gol ao receber e cortar o zagueiro paraguaio antes de marcar. Dois minutos depois, marcou de cabeça.


Na verdade, o correto seria que Fernando tivesse seis gols no jogo, já que no quinto, que foi dado para Índio, ele toca na bola antes dela entrar. Caballero diminuiu ainda antes do fim do primeiro tempo e Fernando marcou mais um, aproveitando rebote de um chute na trave de Dinei. Na etapa final, Sylvinho marcou o sétimo, após confusão na área, seu primeiro gol oficial na carreira. Toledo chegou a marcar o segundo do Cerro, mas ainda deu tempo de Fernando marcar mais um e fechar o placar em 8 a 2.

O Corinthians avançaria até as quartas de final daquele torneio, quando sucumbe diante do Palmeiras, que sairia campeão. Fernando Baiano faria ainda um total de 23 gols em 1999, na sua melhor temporada pelo Corinthians. Encerrou sua passagem pelo clube com 38 gols em 106 jogos, sendo 71 desses como titular. Ele esteve em atividade até 2014, quando pendurou as chuteiras no Mogi Mirim. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações